Pronunciamento de Jorge Viana em 18/03/2014
Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a economia de gastos promovida pela Mesa Diretora do Senado Federal.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- Considerações sobre a economia de gastos promovida pela Mesa Diretora do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2014 - Página 62
- Assunto
- Outros > TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- REGISTRO, IMPORTANCIA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, RELAÇÃO, GASTOS PUBLICOS, SENADO, REDUÇÃO, GASTOS PESSOAIS, AQUISIÇÃO, PASSAGEM AEREA, CRITICA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ASSUNTO, DESPESA, VIAGEM, ORADOR.
O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente Renan, eu queria primeiro cumprimentá-lo - eu estava no gabinete em audiência e me dirigi rapidamente para cá - por essa maneira de dar satisfação da condução do Senado à sociedade brasileira, nesse aspecto da cobrança que a sociedade brasileira nos faz a todos: ter transparência nos gastos do Senado, ser econômico nesses gastos e trabalhar a eficiência legislativa.
Eu sou Vice-Presidente da Casa, sei que participamos de dezenas de reuniões cuja pauta era uma só: como podemos fazer para economizar os gastos do Senado Federal em todas as áreas.
Um ponto central que V. Exª tem cobrado a mim e a outros colegas da Mesa é diretamente vinculado a gastos com passagens, diárias e gastos em todas as áreas do Senado. Aliás, a situação se inverteu tanto que nós agora estamos sendo criticados por não contratarmos gente, que tínhamos que contratar, criticados por não ampliarmos os gastos.
Com todo o respeito, até porque tenho relações até pessoais com um grande jornalista do jornal O Globo, eu não entendi como essa matéria foi publicada. Eu sou parte dela, não entendo a razão. Eu componho uma Bancada de 11 Parlamentares do Acre. Lá no Acre, graças ao Portal de Transparência, onde todos os gastos estão colocados com acesso ao público, é feito um ranking anual, mostrando qual o Parlamentar que gastou mais as suas verbas e o que gastou menos. Dos 11, estou em 10º lugar, entre os que menos gastam. Eu vou ao Acre quase toda a semana - e penso que é minha obrigação também - e compro passagem antecipada três semanas, para economizar o gasto de dinheiro público. Quando há viagem internacional, eu compro com um mês de antecedência e pago normalmente menos da metade do preço das passagens, para economizar dinheiro público. Sou um dos que menos gastam a verba de gabinete e procuro produzir.
E aí vejo a manchete de um jornal que diz que eu sou frequentador de viagem oficial a Nova York. Sabem quantas viagens fiz a Nova York desde que assumi? Uma! Só essa. Mas está escrito. Como é que agora, para o cidadão brasileiro, vai funcionar? Eu vivo lá! Mas foi só uma missão, e fui acompanhando a Presidenta Dilma. E a matéria, nesse ponto, deixa entender que, quando começou a missão parlamentar de acompanhamento da Assembleia Geral da ONU, eu vim embora. Mas eu não fui para a missão da Assembleia Geral da ONU! Eu fui acompanhando a Ministra Izabella, participei de três eventos com ela, anteriores ao início da sessão da ONU. E participei com a Presidenta Dilma de dois eventos. Eu compus a missão oficial da Presidenta. Fui lá, participei e, mais ainda, almocei com a Presidenta Dilma depois. Voltamos para a ONU, e vim embora. Na mesma noite em que ela veio, eu voltei para o Brasil.
Presidente, eu devolvi duas diárias nessa viagem, porque eu sou mais rigoroso do que as regras daqui, tento ser. Mas eu fui... Agora, não há jeito. Fica parecendo o que não é. Eu não estou querendo disfarçar nada. Eu, como Vice-Presidente - V. Exª talvez tenha viajado uma vez só -, fiz algumas missões cumprindo o papel de representar a Mesa Diretora do Senado. Mas vou seguir tentando economizar, mesmo me sentindo objeto de uma matéria indevidamente.
Então, fica aqui esse esclarecimento, com todo o respeito aos jornalistas de O Globo, pois sei que se dedicam. Eu não sei como uma matéria foi feita nesses termos. Não quero polemizar, mas devo essa satisfação.
Queria também dizer que concordo com os colegas Líderes de darmos transparência nessa questão do Congresso de hoje. Há uma possibilidade de um entendimento numa matéria que diz respeito à organização do Estado brasileiro E nós podemos suspender esta sessão hoje e termos um tempo para fazer um entendimento e conseguir uma proposta que possa vir com a chancela dos Líderes.
Então, mais uma vez, eu cumprimento V. Exª. E devo dizer que nós devemos seguir esse caminho de economizar o gasto público no Senado, procurar aperfeiçoar o funcionamento do Senado. É isso que me anima estar na Mesa Diretora como Vice-Presidente.
Parabéns e obrigado, Sr. Presidente, pela oportunidade de dar uma satisfação ao cidadão brasileiro.