Pronunciamento de Vital do Rêgo em 18/03/2014
Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogio da indicação do Sr. José Barroso Filho para o cargo de Ministro do STM.
- Autor
- Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Vital do Rêgo Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
JUDICIARIO.:
- Elogio da indicação do Sr. José Barroso Filho para o cargo de Ministro do STM.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2014 - Página 96
- Assunto
- Outros > JUDICIARIO.
- Indexação
-
- ELOGIO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STM).
O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em igual registro, e até por um dever de justiça, eu gostaria de dizer que o Dr. Barroso foi relatado na Comissão de Constituição e Justiça pelo Líder Eduardo Braga.
Há uma história em comum do Dr. Barroso com a Região Amazônica. A sua presença no Estado do Amazonas propiciou ao Líder Eduardo Braga a manifestação a esta Presidência do desejo de relatar o nosso futuro Ministro do Superior Tribunal Militar.
No dia em que o relatório estava pronto oficialmente e colocado sobre a mesa dos nossos trabalhos, o Líder Eduardo Braga precisou se ausentar - um desses inúmeros compromissos que ele tem ao longo do dia para defender o Governo da Presidente Dilma.
Na sua ausência, ninguém melhor do que o Líder Romero Jucá, que conhece também a história do Dr. Barroso, que conhece a sua trajetória, que sabe dos vínculos familiares e da história de juristas, de homens envolvidos na magistratura nacional. O Dr. Barroso representa toda essa estirpe de grandes juristas da sua família.
O Dr. Barroso, como os demais, fez uma extraordinária sabatina. Emocionou-se e emocionou a todos, mostrando sensibilidade, caráter e altivez.
E tenho certeza de que a Justiça Militar, que precisa repaginar a sua história nestes novos tempos, que precisa dialogar cada vez mais com a sociedade neste novo tempo que vive, certamente vai ter no Ministro Barroso um representante, com o apoio que V. Exªs, meus colegas Senadores, haverão de firmar de agora a pouco. Eu queria fazer justiça, cumprimentando o Líder Eduardo Braga pelo seu trabalho.