Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a implantação de campus universitário no Município de Nossa Senhora da Glória-SE, como parte do projeto de interiorização do ensino universitário.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.:
  • Satisfação com a implantação de campus universitário no Município de Nossa Senhora da Glória-SE, como parte do projeto de interiorização do ensino universitário.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2014 - Página 95
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, ENFASE, MUNICIPIO, NOSSA SENHORA DA GLORIA (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE).

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a interiorização do ensino universitário, ou a extensão universitária, que foi acelerada no governo do Presidente Lula e que teve continuidade no Governo da Presidenta Dilma, é um projeto que, sem dúvida alguma, vem contribuindo para a realização do sonho do diploma de curso superior de pessoas que vivem no interior, na zona rural dos Municípios brasileiros, e não têm condições financeiras de se deslocarem para os grandes centros a fim de estudarem, submeterem-se a um vestibular e obterem a sua qualificação, o seu diploma de nível universitário.

            Essa condição, aliás, Sr. Presidente, leva à conquista de um lugar especial na sociedade por todos aqueles que conseguem cursar a universidade. É a qualificação que melhora, a visão de um mundo diferente e o preparo intelectual, que, se bem adequados, levam o jovem a ser disputado no mercado de trabalho e a conseguir um emprego condizente com o esforço e o desempenho exercidos durante seus estudos.

            Todas as ações valorizam a universidade. Em um país como o Brasil, um país ainda subdesenvolvido, um país ainda em crescimento, com tantas desigualdades, o diploma universitário é uma conquista, sem dúvida alguma, que causa emoção, que causa alegria e entusiasmo entre as famílias, principalmente entre aqueles que, com muita propriedade, terminaram seu curso na faculdade que escolheram na sua vida.

            Sr. Presidente, digo isso a propósito da conquista, em Sergipe, da Universidade do Sertão, que será implantada no Município de Glória, que faz parte de uma região produtora de leite, com um desenvolvimento acentuado na agropecuária. Ali, a Universidade de Sergipe vai implementar uma universidade voltada para o meio rural, com cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, que têm uma integração, uma harmonia perfeita com a vocação econômica e social da região da qual faz parte o Município de Nossa Senhora da Glória.

            Esta é uma luta que terminou vitoriosa, que teve a participação dos reitores que passaram pela Universidade Federal de Sergipe, a exemplo de José Lima e do atual Reitor, Prof. Angelo Antoniolli, como também a participação do saudoso Governador Marcelo Déda, do atual Governador Jackson Barreto, dos nossos Parlamentares, que envidaram esforços aqui no Senado e na Câmara dos Deputados junto ao Ministério da Educação, no intuito de que o Estado de Sergipe fosse contemplado com esse campus universitário, que é uma extensão da Universidade Federal de Sergipe, que, aliás, já está funcionando em alguns Municípios, como em Itabaiana, cujo lançamento foi feito pelo ex-Presidente Lula. E eu falei em nome de todos os Parlamentares, agradecendo ao Governo Federal pela grandeza daquele evento, pela Fundação da Universidade lá em Itabaiana, que está funcionando a contento.

            Também graças aos esforços do Governador Marcelo Déda e do trabalho de todos nós, inclusive com a participação da Bancada na elaboração de emendas, visando a construção do campus universitário de Lagarto, onde temos a Faculdade de Medicina, que está se estendendo com uma unidade de Fisioterapia e Fonoaudiologia para o Município de Simão Dias, inclusive com apresentação de emendas individuais de minha autoria e da autoria do Deputado Valadares Filho para a construção, ainda a partir deste ano, com a liberação dessas emendas da infraestrutura, que receberá o prédio dessa unidade de saúde, nessa cidade, Simão Dias, que é a minha terra natal, da qual fui Prefeito. Muito devo a esta cidade.

            Eu, Valadares Filho e - por que não dizer? - todos os políticos de Sergipe devemos muito a esta terra querida: Simão Dias.

            Por essa razão, Sr. Presidente, reconheço o esforço do Governo Federal, o trabalho que foi realizado para a instalação dessa universidade em Nossa Senhora da Glória, que vai beneficiar toda a região. Todavia, destaco que esta luta não começou agora, mas há muitos anos. Eu tive a oportunidade de apresentar uma emenda a um projeto de lei, do qual era Relator o Senador Flexa Ribeiro, autorizando o Governo Federal a implantar em Lagarto, Estância, Propriá e Nossa Senhora da Glória, os campi universitários que eram reivindicados pela população de Sergipe. Em Lagarto, já está funcionando o nosso campus universitário, a exemplo de Itaibaina, faltando Glória, Propriá e Estância. O próximo vai ser Estância, mas Propriá terá também a sua vez.

            Esse projeto de lei a que me referi foi aprovado no ano de 2007, pela Comissão de Educação, prova de que o Senado Federal se engajou nesta luta para a interiorização da educação superior não só no Estado de Sergipe, mas em todo o Brasil.

            A iniciativa o Senado Federal também tomou. Houve o esforço do Governo do Estado, dos Parlamentares na Câmara Federal e no Senado, mas, de forma concreta, há um documento aprovado pelo Senado Federal dispondo sobre esta matéria, mostrando a importância da Universidade Federal de Sergipe no Município de Nossa Senhora da Glória, centro de produção leiteira do nosso Estado, um dos maiores produtores de leite do Nordeste do Brasil, onde várias e várias indústrias estão sendo instaladas. Agora, com a qualificação de nível superior que será obtida pelos nossos jovens, nós esperamos que o desenvolvimento daquela região se acentue mais ainda, porque os Municípios ali vizinhos, não só Canindé, São Francisco, Poço Redondo, Feira Nova, Monte Alegre, sejam beneficiados como o próprio Estado da Bahia.

            Portanto, Sr. Presidente, quero enaltecer o trabalho do Reitor da Universidade, do Ministério da Educação e reconhecer o projeto de extensão universitária que foi implementado, inicialmente pelo Presidente Lula. Disso nós não pudemos nos esquecer. Qualquer que seja a minha posição política - e a posição política do PSB é muito clara a respeito das eleições que nós vamos enfrentar em 2014 -, eu não poderia deixar de fazer essa justiça e de dizer que, se o homem do sertão, se o jovem do sertão, vai obter o seu diploma de nível universitário, com o qual vai ter um futuro melhor, com mais dignidade, com mais oportunidade de emprego em nosso mercado de trabalho, isso se deve a um projeto nacional. Não se tratou de um projeto apenas regional, mas de um projeto nacional do qual eu também participei aqui no Senado, ao lado de tantos outros. Aprovamos para o Ministério da Educação todos os recursos necessários visando à implementação desse projeto de interiorização do ensino de nível superior em todo o Brasil.

            Sergipe foi um dos Estados que mais se beneficiaram desse projeto. Faço constar, neste momento, que dessa vitória também participou o Senado Federal, através do projeto aprovado na Comissão de Educação, do qual foi Relator o Senador Flexa Ribeiro, e ao qual apresentei uma emenda que foi acatada e aceita pelo Relator e por todos os membros da Comissão.

            Portanto, Sr. Presidente, quero fazer este registro de agradecimento e de reconhecimento dizendo que o Estado de Sergipe está no caminho certo ao trabalhar não apenas pelo ensino técnico de nível médio. Lá várias escolas estão sendo construídas em muitos Municípios, como Nossa Senhora das Dores, Simão Dias e tantos outros. Assim também, há a instalação do ensino universitário levando a Universidade Federal para todo o interior de Sergipe, como Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Estância. Enfim, todos os Municípios sergipanos estão sendo beneficiados direta ou indiretamente com esta providência do Ministério da Educação, da nossa Universidade Federal de Sergipe, a quem agradeço do fundo do coração, através do seu Magnífico Reitor, o nosso Prof. Angelo Antoniolli.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2014 - Página 95