Discurso durante a 32ª Sessão Especial, no Senado Federal

Destinada a comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, POLITICA SOCIAL.:
  • Destinada a comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2014 - Página 13
Assunto
Outros > HOMENAGEM, POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, DEFICIENTE MENTAL, ORIGEM, GENETICA, COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, EVENTO, COMEMORAÇÃO, DIA, PESSOA DEFICIENTE, LOCAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

            O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria começar cumprimentando V. Exª pela realização desta sessão, cumprimentando a equipe do Senado de Relações Públicas por organizar e pelo empenho que tiveram; cumprimentar nossa Deputada Rosinha da Adefal, que é Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência; o nosso Senador Wellington Dias, que é um lutador da causa, pai de Daniele, que tem autismo, 13 anos de idade, e está sempre presente em todas as mobilizações; o Deputado Romário, que virou um símbolo maravilhoso neste País pela atuação em defesa das pessoas com deficiência.

            Na última passeata, no Dia Internacional da Síndrome de Down, de que participei, era interessante ver como as pessoas com síndrome de Down têm Romário como uma grande liderança desta causa, Senador Renan Calheiros. E vi lá, no dia, Breno e outros dizerem o seguinte: “Nós vamos ter vitória porque temos Romário do nosso lado.” E o Romário é este símbolo fantástico. Não canso de dar testemunho da atuação dele como Parlamentar, destacada, lutando para fazer avançar projetos aqui, neste Congresso Nacional, com coragem de lutar em causas que são duras, em relação à Fifa. Então, Romário, tenho muito orgulho de tê-lo como Deputado Federal do Rio de Janeiro e estar ao seu lado nesta batalha e nesta caminhada. Parabéns!

            Eu queria parabenizar aqui Marcelo Galvão, diretor desse belíssimo filme que tanto encantou, que tanto estimulou uma juventude que está buscando o seu caminho e construindo sua autonomia. Esse filme inspirou e inspira muita gente.

            Eu queria saudar o Ariel Goldenberg, o Stallone, nosso ator; a Rita, o meu amigo Breno Viola. Romário, eu conheço o Breno no dia a dia e, ao ver o que Breno é capaz de fazer, isso é um grande estímulo para nós. Eu tenho a minha pequena Beatriz, com três anos e meio, e, quando vemos o que Breno consegue fazer, vemos que dá para se viver com independência, com autonomia, não há limites. Há uma luta dura, sim, tem que haver estimulação. O Breno faz judô, e na última vez em que foi participar de uma competição internacional, não me lembro em que País...

            O SR. BRENO VIOLA - Na Itália.

            O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Mas foi uma vez em que você viajou sozinho, fez uma conexão naquele aeroporto em Paris. E eu disse: eu tenho dificuldade de fazer conexão naquele aeroporto de Paris, perco-me um bocado. O Breno tem autonomia, construiu autonomia. E é isto que todos queremos para os nossos filhos: que os nossos filhos tenham condições de serem estimulados, para que tenham uma vida independente e autônoma.

            Cheguei atrasado hoje aqui, porque fui ao Rio de Janeiro ontem - participamos da festa de comemoração dos dois anos do Movimento Down -, e o voo que vinha para cá hoje atrasou três horas, e estava com o coração apertado de perder esta solenidade. Mas de onde surgiu, Presidente Renan, esse Movimento Down? Surgiu, quando nasceu a minha filha Beatriz, que tem três anos e meio.

            Tivemos que correr atrás de todas as informações, não existia nada sistematizado. E ali começamos a ver que esse era um problema que existia em todas as famílias dos mais diversos Estados deste País - e o Movimento Down surgiu a partir dessa experiência. O Breno Viola é um autodefensor do Movimento Down; minha esposa, Maria Antônia, começou a construir esse site. Ontem, na comemoração dos dois anos, interessante era ver como tem sido útil, porque aquele é o local em que você tem algumas informações sobre procedimentos de saúde, o que fazer no primeiro ano, o que fazer no segundo ano. Essa é a nova batalha que temos na área de educação.

            Estou perdido aqui no meio desses papéis. Onde estão os dados? Sim, o Portal do Movimento Down tem 50 mil visitas/mês; 65 mil fãs no Facebook; 2,5 milhões de pessoas alcançadas - quase 60 mil fãs do Facebook, Breno. E tem sido esse canal onde as pessoas acessam para ter informações e para trocar informações também. Eu acho que tem sido uma conquista muito importante.

            Devo destacar, Sr. Presidente, que aqui, na gestão de V. Exª na Presidência desta Casa, nós temos feito avançar um conjunto de projetos importantes. O Deputado Romário e a Deputada Rosinha da Adefal encamparam essa luta também na Câmara dos Deputados, que é a Lei de Aposentadoria Especial para a Pessoa com Deficiência, projeto que foi aprovado neste Senado Federal, foi para a Câmara dos Deputados e já foi sancionado pela Presidência da República.

            Mais uma conquista nossa que foi muito importante e surgiu a partir do Viver Sem Limites da nossa Presidenta Dilma Rousseff é o Protocolo de Saúde para as Pessoas com Síndrome de Down. Não existia isso. Os profissionais da rede de saúde pelo País afora não tinham um manual, um protocolo, diretrizes sobre o que fazer. Essa foi uma conquista - quero saudar aqui as entidades que fazem parte da Federação Brasileira de Síndrome de Down - do movimento. A partir da pressão do movimento e a partir daquele diálogo com o Governo Federal, o Ministério da Saúde lançou essas diretrizes para a saúde da pessoa com síndrome de Down.

            Eu não quero me alongar mais aqui, mas eu sempre digo o seguinte: às vezes, escolhemos as causas, lutamos pelas causas, mas há algumas causas em que fomos escolhidos por elas. E essa é uma causa pela qual nós vamos lutar muito neste País, para avançar, Deputado Romário, cada vez mais.

            É através da nossa experiência concreta, no dia a dia, que vemos também a diferença de uma criança com Down que está numa família de classe média alta - que tem condições de fazer todas as estimulações possíveis, terapia ocupacional, fono, fisioterapia - e a diferença que existe nas famílias mais pobres deste País, com todas as dificuldades de acesso a um conjunto de políticas públicas extremamente importantes para serem trabalhadas desde o momento do nascimento.

            Dessa forma, eu tenho certeza de que, a cada ano, no dia 21 de março, nós vamos celebrar essa data, sabendo que falta ainda muita coisa, mas eu acho que, cada ano, teremos que conseguir avançar com pequenos passos.

            Eu encerraria dizendo o seguinte, Presidente Renan: o passo da vez, a batalha da vez, eu diria, é a educação. E diria também uma coisa aqui: não há como não se falar pessoas com síndrome de Down na educação inclusiva. É preciso estar nas escolas da rede regular. (Palmas.) Minha filha tem três anos e meio e estuda desde um ano e meio. Vai sozinha na van para sua escola. Eu sei que há muita luta contra o preconceito e a gente tem de continuar nessa luta contra o preconceito.

            Mas, Presidente, Senador Wellington, há muita coisa bacana também. Há muita gente generosa, há muita gente que quer ajudar. Digo isso em meu convívio, no dia a dia, com os pais das crianças que estudam na sala da Beatriz. Há muita generosidade. Há muita gente querendo acolher. É nesse sentimento que temos que apostar.

            Então, eu diria que a educação tem de ser enfrentada como batalha número um, porque são muitos os pais que não conseguem matricular seus filhos em escolas, principalmente na rede particular. (Palmas.) Há muitas escolas que negam. Acho que essa é a grande batalha.

            O que eu vejo, no Rio de Janeiro, de pais que querem garantir a entrada dos seus filhos nas escolas... Esse é um direito que tem de valer na prática, no dia a dia.

            Muito obrigado, Presidente Renan. Novamente, parabenizo V. Exª pela organização deste evento. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2014 - Página 13