Fala da Presidência durante a 34ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogios à atuação do Senador Paulo Paim em relação ao caso Aerus.

Autor
Ruben Figueiró (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Ruben Figueiró de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Elogios à atuação do Senador Paulo Paim em relação ao caso Aerus.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2014 - Página 18
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PAULO PAIM, SENADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), RELAÇÃO, APOIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, VINCULAÇÃO, FUNDO DE PREVIDENCIA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), REFERENCIA, OBJETIVO, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO.

     O SR. PRESIDENTE (Ruben Figueiró. Bloco Minoria/PSDB - MS) - Senador Paulo Paim, sabe V. Exª da admiração, do respeito que tenho às qualidades de homem público de V. Exª. A fidelidade que V. Exª tem aos ideais que o animam desde a sua juventude, aliás, V. Exª é jovem. É aquilo que sempre digo: não se envelhece com o passar dos anos, mas, sim, pelo abandono dos ideais. V. Exª jamais os abandonou. Portanto, além da sincera admiração que tenho, repito, por V. Exª, louvo o trabalho que faz para aquelas pessoas que sofrem e que se sentem marginalizadas pelo Poder Público do nosso País.

     É por essa razão que ouvi o discurso de V. Exª com aquele ânimo de que poderemos, com o nosso esforço, com a nossa dedicação, proporcionar um amanhã muito mais venturoso para o nosso País. Se V. Exª me permite ainda, eu gostaria de me dirigir aos Srs. representantes da Aerus, da nossa antiga e saudosa Varig. Quero dizer a V. Sªs que usei muito a Panair do Brasil, quando me deslocava da minha Cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, para estudar no Rio de Janeiro, e vi o esforço que os senhores fizeram para nos transportar naqueles aviões DC-3, que eram utilizados e que vieram, naturalmente, dos restos da Segunda Guerra Mundial. Sei da dedicação que V. Sªs deram à empresa Panair e, depois, à Varig, que era orgulho para todos nós. Fiz algumas viagens internacionais, inclusive a mais longa, do Rio de Janeiro a Tóquio. Era a bandeira do Brasil que se carregava naqueles aviões.

     Por tudo o que os senhores fizeram, não só os que aqui estão, mas toda a comunidade da Varig, da extinta também Panair do Brasil, os senhores e as senhoras têm o respeito da Nação brasileira.

     A luta que tiveram, e está quase vitoriosa, mas há um caminho longo a percorrer, porque a decisão do Supremo deve ser cumprida - esse é o mandamento constitucional. Mas, infelizmente, os nossos Governos, tanto o Federal como os estaduais, desejam sempre prolongar as decisões: alguns, com justificativas de falta de recursos, e outros porque têm a mania de prorrogar o cumprimento das decisões do Supremo Tribunal Federal.

     Portanto, quando o Senador Paim se dirigia aos senhores, com as manifestações de solidariedade que sempre as cumpre aqui, da tribuna, e também junto aos Ministérios, eu me lembrava de duas expressões, dois pensamentos importantes que vêm de personalidades já saudosas, mas que servem de um fanal, de uma diretriz na luta que os senhores estão empreendendo. Eventualmente na Presidência desta sessão do Senado da República, eu me permito, em homenagem à luta dos senhores, ler aqui o que tenho de lembrança de dois

pensamentos. O primeiro é de um filósofo e teatrólogo alemão Bertolt Brecht, que deixou esta lembrança: “Muito se condena a violência das águas, mas desconhecem as margens que as comprimem.”

     E a segunda vem de um dos estadistas mais expressivos do mundo moderno e que foi presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt, que dizia: “É melhor alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não conhecem vitória nem derrota.” Repito: “É melhor alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não conhecem vitória nem derrota.” Essa é a luta dos senhores! (Palmas.)

     Prossigam nela! Não se deixem vencer! Obstáculos haverá, mas tenham a certeza de que os senhores terão sempre a solidariedade do povo brasileiro, que aqui é representado pela voz, que para nós será sempre ouvida e respeitada, do Senador Paulo Paim.

     A minha modesta solidariedade também aos senhores. Que sejam felizes e que o Governo reconheça os seus legítimos direitos!

     A minha homenagem, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2014 - Página 18