Fala da Presidência durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destinada a comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM, POLITICA SOCIAL, EDUCAÇÃO.:
  • Destinada a comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2014 - Página 118
Assunto
Outros > HOMENAGEM, POLITICA SOCIAL, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, DEFICIENTE MENTAL, ORIGEM, GENETICA, IMPORTANCIA, INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIENCIA, ELOGIO, CONGRESSO NACIONAL, MOTIVO, APROVAÇÃO, CONVENÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), REFERENCIA, DIREITO, REGISTRO, ACOLHIMENTO, EMENDA, PROJETO DE LEI, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, GARANTIA, ENSINO ESPECIAL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE).

     O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Rollemberg. Bloco Apoio Governo/PSB-DF) - Muito obrigado, Senador Paulo Paim.

     Quero dizer que é sempre um prazer poder ouvi-lo e, mais uma vez, quero aqui fazer um registro, que faço questão de fazer, Senador Paulo Paim, quando vejo V. Exª nessa tribuna: V. Exª tem sido um exemplo nesta Casa na defesa dos direitos humanos, na defesa daqueles segmentos sociais mais fragilizados, na defesa da transparência, na defesa das pessoas com deficiência.

     Eu quero registrar que também estive aqui na sessão, fui convidado a participar da mesa, pelo que fiquei muito honrado e acabei saindo sem fazer o meu pronunciamento em função de um compromisso. A sessão atrasou, demorou a começar, e eu acabei não podendo ficar.

     Dessa forma, eu quero aproveitar esta oportunidade também para saudar todas as pessoas portadoras de síndrome de Down, todas as famílias e todos os brasileiros nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. E quero ainda fazer alguns registros, muito rapidamente, Senador Paulo Paim.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Faço questão do ouvi-lo aqui da tribuna.

     O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Rollemberg. Bloco Apoio Governo/PSB-DF) - O primeiro deles é da importância do Congresso Nacional ao aprovar a Convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência.

     Essa convenção é um marco, porque ela foi aprovada com status constitucional e ela constrói novos paradigmas na relação do Estado e da sociedade com as pessoas com deficiência no sentido de garantir todo tipo de acessibilidade, de garantir oportunidades para as pessoas com deficiência.

Uma das coisas mais bonitas da nossa sociedade é a sua diversidade: a diversidade cultural, a diversidade étnica, a diversidade biológica. As pessoas que têm síndrome de Down, que têm um cromossomo a mais, são apenas diferentes. São pessoas maravilhosas que, quando têm oportunidade, podem desenvolver suas habilidades,

sua criatividade e, além de fazer muita gente feliz, também se tornar pessoas felizes.

     Quero registrar também o papel aqui, no Senado Federal - V. Exª ajudou, eu tive a honra de participar assiduamente desse processo -, da votação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de garantir a continuidade da ação das escolas de ensino especial e também das Apaes, garantindo o direito das pessoas com deficiência de estudarem nas escolas regulares, mas também abrindo a oportunidade para que, por opção das famílias, as crianças, os jovens possam estudar nas escolas de ensino especial e nas Apaes.

     Tive a oportunidade de levar a Senadora Ana Amélia, o Senador Cyro Miranda, respectivamente Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Educação, na visita a um centro de educação especial. E, ali, ficou claro que as escolas não estão preparadas para atender a todos os tipos de deficiência. Portanto, temos que garantir

que as escolas regulares tenham cada vez mais condições de acolher as pessoas com deficiência, isso é o ideal; mas não podemos interromper o trabalho que os centros de ensino especial e que as Apaes desenvolvem.

     Quero dar um testemunho. Eu conheço muito bem a Apae do Distrito Federal e suas diversas unidades.

     Tenho muita honra de dizer, Senador Paulo Paim, que, como Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, todos os anos, fiz pelo menos um ou mais de um convênio com a Apae do Distrito Federal, no sentido de instrumentalizar esses centros com equipamentos, com centros de inclusão digital, com equipamentos para a educação profissional. Tenho um carinho imenso e sou tratado com carinho imenso pelos alunos e pelos professores da escola. Tenho um depoimento muito sincero a dar, com conhecimento de causa, do trabalho excepcional desenvolvido pelas Apaes, nesse caso específico, pela Apae do Distrito Federal.

     Quero registrar, Paulo Paim, que V. Exª não pode deixar de visitar com calma a exposição do Lucio Piantino. O Lucio é um grande amigo, filho da Lurdinha, sobrinho do Luciano; enfim, é uma família tradicional aqui em Brasília, de gente muito querida aqui em Brasília, de artistas. O Luciano é um artista. E o Lúcio é um grande artista. E, hoje, ele deu um show, ele deu um show! Eu não sabia dessas habilidades dele. Sabia da habilidade de pintor. E, como ele mesmo se descreve, artista, arteiro, lúcido, pintor. Luciano é Lúcio Piantino. E ele, hoje, regeu o Coral do Senado, o que nos emocionou, tanto o Coral pela beleza, pela singeleza, pela delicadeza e pelo repertório fantástico desenvolvido aqui, mas também pela regência linda, emocionante do nosso querido Lúcio Piantino.

     Assim, eu quero aqui abraçar, de forma muito carinhosa, todas as pessoas deste País, do mundo que têm síndrome de Down, abraçar suas famílias e cumprimentar a população brasileira, que vem avançando, evoluindo no sentido de reconhecer a diversidade como uma característica positiva. Nós todos somos diferentes, graças a Deus! Nós todos somos diferentes, e está nessa imensa diversidade a grande riqueza da humanidade, a grande riqueza do Planeta.

     Portanto, eu quero fazer a minha grande homenagem a todos os profissionais, aos cientistas que, através do seu trabalho, têm compreendido essa particularidade, mas sobretudo às pessoas que, com o seu trabalho, com a sua dedicação, têm criado oportunidades para as pessoas com deficiência, especialmente, neste momento, em função da data internacional, os portadores da síndrome de Down.

     E fazer aqui um registro, para concluir, da participação do Deputado Romário. O Deputado Romário tem sido um parlamentar brilhante, que tomou para si a causa das pessoas com deficiência. E o importante é que ele está dando voz, está dando vez a essas pessoas, e tem sensibilizado muita gente.

     Ainda outro dia, participei de um seminário fantástico, Senado Paulo Paim, também celebrando o Dia Nacional de Combate às Doenças Raras - outra questão importante sobre a qual precisamos desenvolver conhecimento científico cada vez maior para compreender, desenvolvendo técnicas e tecnologia para seu tratamento

e garantir oportunidades.

     Tivemos ali também uma demonstração do que o amor é capaz de fazer, com a Srª Carolina Cordeiro e o seu filho Pedro. Fizeram uma dança muito bonita e que dá um depoimento da importância dessa compreensão da sociedade, da solidariedade, da generosidade e do aprofundamento do conhecimento das doenças raras.

     Portanto, cumprimento o Deputado Romário, que tem dedicado o mandato a essa causa e, com isso, tem feito um trabalho extremamente importante e reconhecido por todos.

     Senador Paulo Paim, parabenizo V. Exª pelo seu compromisso, pelo seu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2014 - Página 118