Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Pronunciamento na sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 20 anos do lançamento do Plano Real.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. :
  • Pronunciamento na sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 20 anos do lançamento do Plano Real.
Publicação
Publicação no DCN de 26/02/2014 - Página 19
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, LANÇAMENTO, MOEDA, REAL.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente, Senador Renan Calheiros; Exmo Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso; Exmo Sr. Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves; prezado Senador Aécio Neves; Exmo Deputado Federal Luiz Carlos Hauly; Exmo Sr. Deputado Federal Antonio Carlos Mendes Thame; prezado 1º Secretário, o prezado Senador Flexa Ribeiro; prezado Gustavo Henrique de Barroso Franco, Presidente do Banco Central do Brasil, no período de 1997 a 1999; prezado Senador Romero Jucá; demais presentes da Mesa; Srªs Deputadas, Deputados, Senadoras, Senadores, todos os presentes que muito nos honram com a presença hoje nesta Casa, realmente é muito difícil falar depois do Presidente Fernando Henrique Cardoso, mas eu não poderia deixar de trazer a palavra do Partido Socialista Brasileiro neste momento, em que se comemoram 20 anos do Plano Real.

            Talvez os mais jovens, Presidente, possam perguntar por que uma sessão solene para comemorar um plano econômico. Mas, de fato, o que nós estamos fazendo aqui é muito mais do que comemorar um plano econômico. É comemorar a estabilidade econômica, é comemorar um programa que permitiu que os trabalhadores brasileiros, que tinham os seus salários solapados pela inflação, pudessem resgatar a sua qualidade de vida, pudessem ter tranquilidade para projetar o seu futuro.

            Ontem, celebramos aqui 30 anos do movimento pelas Diretas Já. Estamos vivendo o momento maior, o período maior da democracia no nosso País. Nesse período, pudemos identificar três grandes acontecimentos: a própria realização da Constituinte e da Constituição, em 1988, a estabilidade econômica através do Plano Real - e aqui queremos saudar o ex-Presidente Itamar Franco e o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, pela importância que tiveram na condução deste processo -, e também registrar um grande programa de inclusão social de brasileiros e brasileiras, comandado pelo Presidente Lula.

            Entendo que a nova política exige que saibamos reconhecer as grandes conquistas da democracia brasileira, que saibamos reconhecer e reverenciar aqueles que comandaram essas grandes conquistas, conquistas essas que hoje são conquistas do povo brasileiro. O povo brasileiro não abre mais mão da estabilidade econômica porque sabe o que isso significou para a sua qualidade de vida, como também a população brasileira não abre mais mão de um grande processo permanente de inclusão social, que possa permitir que brasileiros e brasileiras tenham acesso a bens e a serviços que não tinham antes.

            Mas, se tudo isso foi extremamente importante e se só conseguimos avançar em função da estabilidade econômica, é importante reconhecer que o Brasil precisa de mudanças. O Brasil já não se contenta mais com a democracia que tem. O Brasil não se contenta mais apenas com o controle da inflação. A sociedade brasileira quer cada vez mais transparência, quer um Estado cada vez mais eficiente e quer serviços públicos de melhor qualidade. A população brasileira quer inovação e quer sustentabilidade.

            Portanto, neste momento, nós queremos saudá-lo, e o faço com muita alegria, porque tenho por V. Exª, Presidente Fernando Henrique Cardoso, uma admiração especial, que é a admiração também do nosso Partido, do nosso Presidente, Eduardo Campos. Reconhecemos a importância do Plano Real e da estabilidade econômica para outros avanços que o País conquistou. E sabemos importante também para outros avanços que queremos conquistar, com educação de qualidade, com educação que prepare para novos desafios no futuro, para que o País possa, efetiva e permanentemente, inovar com sustentabilidade.

            Portanto, quero saudar o discurso de V. Exª, sempre moderno, sempre reconhecendo o desejo de mudança da população brasileira.

            Este evento é um reconhecimento do papel histórico que V. Exª desempenhou para este País.

            Parabéns! Fica aqui o nosso reconhecimento. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 26/02/2014 - Página 19