Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de matéria publicada pela Folha de S. Paulo intitulada “Gestão tucana eleva dívida e investe menos”.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), DIVIDA PUBLICA.:
  • Encaminhamento de matéria publicada pela Folha de S. Paulo intitulada “Gestão tucana eleva dívida e investe menos”.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2014 - Página 137
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), DIVIDA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, AUMENTO, DIVIDA PUBLICA, REDUÇÃO, INVESTIMENTO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), PERIODO, GESTÃO, GOVERNADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco União e Força/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, tenho vindo a esta tribuna inúmeras vezes denunciar o desgoverno que reina em Roraima. Um governador despreparado para administrar, mas muito preparado para fazer corrupção.

            O Jornal Folha de S.Paulo publicou sábado, dia 22 de março, uma matéria de meia página, Senador Jorge Viana, que diz o seguinte:

O Estado da Federação - Roraima

Gestão eleva dívida e investe menos

Estado gastou R$865 milhões a mais do que arrecadou em 2013 e teve o maior déficit do País

            E aqui aparece uma foto do governador. E o comentário, realmente triste, é que o nosso Estado, que não tinha dívida nenhuma, quando esse governador assumiu, Vice-Governador que era do Governador Otomar, realmente começou, com essa gestão, repito, uma caminhada rumo a um buraco, em termos financeiros, cada vez maior. E o pior é que esse governador já foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima por corrupção eleitoral. Recorrei ao TSE - e outros processos feitos pelo Ministério Público também se arrastam no TSE -, e ação vai perder o objeto na medida em que, no dia 4 de abril, ele vai se desincompatibilizar.

            Eu espero que, pelo menos, seja julgado e ele fique inelegível, para nós nos livrarmos de vez de um cidadão que, de fato, tratou da administração como se estivesse tratando de um negócio privado dele.

            Realmente, o Estado está numa dificuldade enorme, porque, endividado, não consegue pagar direito nem a folha de pagamento, nem os fornecedores. No entanto, o governador, que, quando assumiu, era um empresário falido, hoje é dono de uma das mansões mais bonitas do Estado.

            V. Exª, que foi Governador do Acre, Senador Jorge Viana, sabe que não há como ficar rico exercendo o cargo de governador se não for pela corrupção. Não há mágica nisso. No entanto, esse governador, que eu sempre digo que não é governador, mas um desgovernador, aparece na Folha de S.Paulo, em uma matéria insuspeita, com estatística e tudo.

            Então, peço a V. Exª que dê como lida essa matéria para que figure como parte integrante do meu pronunciamento.

 

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

-Gestão tucana eleva dívida e investe menos, O Estado da Federação - Roraima.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2014 - Página 137