Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento para a convocação da Presidente Dilma Rousseff à Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal, para esclarecimento sobre a compra da refinaria de Pasadena.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Apresentação de requerimento para a convocação da Presidente Dilma Rousseff à Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal, para esclarecimento sobre a compra da refinaria de Pasadena.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2014 - Página 186
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, FATO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), AQUISIÇÃO, REFINARIA, PETROLEO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ANUNCIO, PEDIDO, IMPEACHMENT, CAMARA DOS DEPUTADOS, MOTIVO, CRIME, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra, pela ordem, para anunciar que, nos termos do inciso V do § 2º do art. 58 da Constituição Federal, vou apresentar um requerimento, doa a quem doer, solicitando o comparecimento da Presidenta Dilma Rousseff na Comissão de Fiscalização e Controle desta Casa, para que ela apresente seus esclarecimentos sobre a polêmica compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, em 2006, quando ela era Chefe da Casa Civil e Presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

            Os jornais, Sr. Presidente, estão publicando diversas matérias, mostrando que a Presidenta Dilma votou favoravelmente à operação que se mostrou, no final das contas, um verdadeiro desastre.

            Pagamos quase US$1,2 bilhão por uma refinaria que, cerca de um ano atrás, Sr. Presidente, havia sido comprada por uma empresa belga por menos de US$43 milhões - e a população brasileira sofrendo, sem hospitais,  
Sr. Presidente!

            Agora, vem a Presidenta dizer que recebeu informações incompletas de um parecer técnico e judicialmente falho. Ela cometeu um grave erro de omissão e crime de improbidade administrativa, podendo até ser “impeachmada”.

            Tem coelho nesse mato, Sr. Presidente! Tem coelho nesse mato! Não é de hoje que a oposição tenta investigar esse negócio e o Governo não deixa. A Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União também investigam.

            Olhe o tamanho do prejuízo, Brasil!

            Alguém foi responsabilizado? Ninguém. Onde está a verdade dessa história? Queremos saber, Sr. Presidente.

            Por isso, Sr. Presidente, estou anunciando que vou entrar com pedido de impeachment da Presidenta da República. Desculpe-me, Sr. Senador, só vou terminar.

            Vou protocolar, amanhã, na Câmara dos Deputados, fundamentado no crime de improbidade administrativa, o pedido de impeachment da Presidenta da República. E, amanhã mesmo, entrarei com requerimento solicitando a presença da Presidenta nesta Casa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2014 - Página 186