Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do Dia do Especialista em Aeronáutica.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do Dia do Especialista em Aeronáutica.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2014 - Página 202
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, ESPECIALISTA, AERONAUTICA, ELOGIO, CURSO TECNICO, FORMAÇÃO, TECNICO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), ATUAÇÃO, AVIAÇÃO, LOCAL, CIDADE, GUARATINGUETA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de muito brevemente assinalar que hoje, 25 de março, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Especialista de Aeronáutica.

            A FAB possui um efetivo de 77.454 militares, 31% são sargentos e suboficiais que iniciaram sua carreira na FAB, depois de formados na Escola de Especialistas da Aeronáutica, sediada na cidade de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, que, justamente hoje, faz 73 anos de existência e já formou 70 mil profissionais nas mais diversas especialidades, como controle de tráfego aéreo, equipamento de voo e mecânica de aeronaves. Essa Escola é considerada a maior escola técnica da América Latina e tem contribuído tanto para a Aeronáutica de norte ao sul do País nas mais diversas especialidades.

            Por tudo isso, quero cumprimentar a população de Guaratinguetá, por abrigar a Escola de Especialistas da Aeronáutica, e todos os seus integrantes que fazem dessa importante escola um exemplar ensino técnico no nosso País.

            Os graduados lá podem se tornar oficiais especialistas, fazer o Estágio de Adaptação ao Oficialato ou o Curso de Formação de Oficiais Especialistas e, dependendo da especialidade, podem chegar até a coronel.

            Assim, o profissional de comunicações que, no solo ou em voo, opera sistemas e equipamentos de transmissão e recepção de dados e voz; seja o mecânico de aeronaves, o especialista em material bélico, o cartógrafo; todos são formados ali, naquela Escola de Especialistas da Aeronáutica.

            Era o registro que gostaria de fazer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2014 - Página 202