Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à instalação de CPI com o objetivo de investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Apoio à instalação de CPI com o objetivo de investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2014 - Página 123
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • APOIO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MOTIVO, AQUISIÇÃO, REFINARIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Minoria/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, um dos grandes fatores, uma das grandes causas de angústia de nós todos, humanos, é a incerteza quanto ao futuro. Apenas acontece, Sr. Presidente, para o mal da Presidente Graça Foster, que é uma incerteza em relação ao passado porque, a cada dia, se descobrem coisas de que ela não tem conhecimento.

            Hoje mesmo ela dá uma entrevista para o jornal O Globo, em que diz que desconhecia o fato de que existia o certo comitê de proprietários de Pasadena do qual o Sr. Paulo Costa, hoje preso, fazia parte, representando a Petrobras. E ela mostra a sua indignação. Representando como? Quem o indicou? Quais eram os poderes desse comitê? Qual a sua relação com a empresa, com a direção da empresa?

            Então, fatos que acontecem, estão acontecendo, aconteceram, em todo o caso, com a Petrobras e que não são do conhecimento da Presidente, como não era de conhecimento da Presidente da República, pelo menos é a sua alegação, que o contrato de compra da Pasadena continha cláusulas leoninas, das quais ela tomou conhecimento depois.

            E o curioso é que, ao mesmo tempo em que isso é revelado, é revelado também que naquela data em que a Presidente tomou conhecimento de cláusulas ruinosas para a empresa, naquele momento, também foi elogiada pelo Conselho de Administração, presidido pela hoje Presidente da República, a atuação do então diretor de relações internacionais da Petrobras.

            Então, há coisas, Sr. Presidente, que não são do conhecimento da própria direção da empresa.

            A Presidente Graça Foster fará aqui um depoimento sujeito a ser desmentido no dia seguinte por novas revelações.

            Por isso é que defendo e me somo àqueles que assinaram o requerimento da CPI e felicito o gesto do Partido Socialista Brasileiro porque, realmente, para grandes males, grandes remédios.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2014 - Página 123