Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à instalação de CPI com o objetivo de investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Apoio à instalação de CPI com o objetivo de investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2014 - Página 124
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • APOIO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MOTIVO, AQUISIÇÃO, REFINARIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Só peço um minuto para retrucar. Fui citado, é importante que esteja na conjuntura deste debate.

            Quero dizer que tenho o maior respeito pelo Líder Humberto Costa. Nossa ideia inicial era, efetivamente, ouvir primeiro as explicações da Presidente Graça Foster. Mas a própria marcação, no dia 8 de abril, para a vinda da Presidente Graça Foster ao Senado, e, no dia 15, para o Ministro Lobão, demonstra que o Governo não tem interesse de prestar os esclarecimentos, de pronto, como seria necessário.

            Por outro lado, ao longo do dia de ontem, tivemos informações de que a questão é muito mais grave do que se imagina. Hoje, a entrevista da Presidente da Petrobras, Graça Foster, para o jornal O Globo, se dizendo enganada pelas decisões tomadas pela Petrobras, dizendo que é necessária uma investigação profunda e que não ficará pedra sobre pedra, demonstra a necessidade de uma investigação profunda. Até para ajudar a Presidente, se efetivamente quiser fazer com que a Petrobras volte a cumprir os seus objetivos. Grande parte das decisões a serem tomadas não está no âmbito apenas da Petrobras, por isso há necessidade de ouvir a Presidente da Petrobras, de haver uma investigação na Procuradoria Geral da República, no Ministério Público Federal e também no Congresso Nacional, numa CPI do Senado ou numa CPI mista.

            Por parte do PSB, a nossa história fala pelo PSB, a nossa postura de extrema responsabilidade e de respeito a essa empresa que é uma instituição brasileira, como a Petrobras, e de respeito ao Senado Federal.

            Portanto, a nossa participação na Comissão Parlamentar de Inquérito não é para fazer disputa política, muito menos disputa eleitoral, mas para proteger uma empresa que é patrimônio de todos os brasileiros, que honra os funcionários que lá trabalham - o maior capital daquela empresa é constituído pelos seus recursos humanos - e que honra, sobretudo, a população brasileira, que neste momento está muito preocupada com a condução da Petrobras.

            Precisava prestar esse esclarecimento.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2014 - Página 124