Fala da Presidência durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de nota de pesar da Ministra Ideli Salvatti em decorrência do falecimento de José Galvão Mesquita, militante do Movimento Negro do PT.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Leitura de nota de pesar da Ministra Ideli Salvatti em decorrência do falecimento de José Galvão Mesquita, militante do Movimento Negro do PT.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2014 - Página 210
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, VOTO DE PESAR, REFERENCIA, MORTE, ASSOCIADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, ATUAÇÃO, LUTA, NEGRO, PAIS.

     O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Essa foi a Senadora Gleisi Hoffmann, que respondeu ao Senador Pedro Simon.

     Senador Mozarildo, se V. Exª puder presidir, só vou fazer o registro de uma nota que recebi aqui. Enquanto o Senador Mozarildo não chega aqui, vou ler uma nota que veio da Casa Civil. Quero compartilhar com o Plenário do Senado, com tristeza, naturalmente, a nota de pesar da Ministra Ideli Salvatti, em relação ao falecimento

de um companheiro de lutas que chamávamos, carinhosamente, de Bolla.

     O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Diz a nota de pesar:

A Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, lamenta o falecimento do companheiro José Galvão Mesquita, 61 anos, o querido Bolla, servidor da SRI e militante do Movimento Negro Brasileiro. Bolla faleceu nesta manhã, por volta das sete horas, no Hospital Santa Luzia, devido a uma insuficiência hepática, que tratava nos últimos meses. Bolla [diz a Ministra] era um guerreiro, sempre dedicado às causas sociais, ao PT e ao governo do presidente Lula e da Presidenta Dilma.

Ajudou muito na construção do nosso projeto político para o País, na luta de classes e na promoção da igualdade racial. Descanse em paz, meu nobre companheiro. Aos familiares meus mais sinceros pêsames, [diz a Ministra].

     José Galvão Mesquita é um dos filiados mais antigos do PT. Em São Paulo, iniciou sua militância no Movimento Negro Brasileiro. Ajudou-me muito aqui, nos encaminhamentos da Política de Cotas, do Estatuto da Igualdade Racial. Esteve sempre aqui, auxiliando de forma quase anônima para o grande público, mas contribuindo com ideias.

Bolla foi membro da Executiva Nacional do PT. Atuou na Prefeitura Municipal de São Paulo. Está há 12 anos em Brasília. Integrou a equipe do Governo [...], no primeiro mandato do presidente Lula, e continuou na gestão da Presidenta Dilma. Além da SRI, atuou na Casa Civil e na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Ideli Salvatti, Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

     Para concluir, gostaria de deixar registrado nosso profundo pesar pelo falecimento desse grande companheiro de jornada, que faleceu ainda jovem, na certeza de que ele, lá do alto, continuará acompanhando as nossas lutas; na certeza de que ele ficará torcendo para que nossos objetivos na construção de um País cada vez melhor para toda a nossa gente seja concretizado, seja realizado.

     Eu, na verdade, nessa nota, li aqui a nota oficial da Ministra Chefe e complementei com algumas informações do meu querido e inesquecível Bolla, como assim o chamavam.

     Quero dar a palavra pela ordem ao Senador Suplicy, mas quero já anunciar que, antes da minha fala, falará a nossa querida Senadora Gleisi Hoffmann, pelo PT.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2014 - Página 210