Fala da Presidência durante a 47ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário do “Comício das Reformas” realizado pelo Presidente João Goulart na Central do Brasil – Rio de Janeiro, nos termos dos Requerimentos nºs 48 e 150/2014, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues e outros Senadores.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Abertura de sessão especial destinada a comemorar o cinquentenário do “Comício das Reformas” realizado pelo Presidente João Goulart na Central do Brasil – Rio de Janeiro, nos termos dos Requerimentos nºs 48 e 150/2014, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2014 - Página 187
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, CINQUENTENARIO, REALIZAÇÃO, DISCURSO, AUTORIA, JOÃO GOULART, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, DEFESA, NECESSIDADE, REFORMULAÇÃO, BRASIL.

     O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Apoio Governo/PSOL - AP) - Declaro aberta a sessão.

     Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

     A presente sessão especial destina-se a comemorar o cinquentenário do “Comício das Reformas” realizado pelo Presidente João Goulart na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 13 de março de 1964.

     A realização desta sessão foi aprovada nos termos dos Requerimentos nºs 48 e 150, de 2014, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues e outros Senadores.

     Inicialmente, convido para compor a mesa S. Exª, meu querido companheiro de Senado, Senador Cristovam Buarque. (Pausa.)

     De igual forma, convido, também, para compor esta mesa meu querido companheiro, Presidente do Instituto João Goulart e filho do ex-Presidente João Goulart, Sr. João Vicente Goulart. (Pausa.)

     Convido também o Sr. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Sr. Aldemario Araujo Castro, representando neste ato o Presidente da OAB Nacional, Sr. Marcus Vinicius Furtado Coêlho. (Pausa.)

     Tenho a honra de convidar o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre José Ernanne Pinheiro. (Pausa.)

     E, por fim, tenho a honra de convidar para também integrar esta mesa a Secretária-Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Pastora Romi Bencke. (Pausa.)

     Convido todos, em posição de respeito, para acompanharmos o Hino Nacional.

     (Procede-se à execução do Hino Nacional.)

     O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Apoio Governo/PSOL - AP) - Há 50 anos, no dia 13 de março de 1964, em um discurso histórico na Central do Brasil, o Presidente João Goulart anunciava para o País reformas urgentes e necessárias.

     Esta sessão, como já foi anunciado, se destina a celebrar esse discurso histórico e a apresentar a atualidade dessas reformas anunciadas há 50 anos pelo Presidente João Goulart.

     No decorrer desta sessão, nós registraremos aqui aqueles que atenderam o convite para estar presentes a esta sessão, aos quais agradecemos, assim como os representantes de embaixadas de nações amigas, que estão também presentes nesta sessão do Senado Federal.

     Agradecemos também à TV Senado e à Rádio Senado, que estão transmitindo esta sessão solene para todo o País.

     Antes de iniciarmos e ouvirmos os integrantes desta Mesa, nós organizamos uma produção de trechos do histórico pronunciamento do Presidente João Goulart naquele 13 de março de 1964. O Presidente João Goulart, João Vicente, falou para os mais de 250 mil brasileiros que estavam na Central do Brasil e para os mais de 30 milhões de brasileiros, durante uma hora e cinco minutos. Foram 65 minutos de discurso do Presidente João Goulart, naquele 13 de março de 1964, ao lado de sua belíssima esposa Maria Teresa.

     Editamos alguns trechos desse pronunciamento e, no decorrer desta sessão solene, iremos oferecer ao Brasil alguns trechos desse histórico discurso.

     Vamos, então, à primeira parte desse discurso de João, os primeiros cinco minutos do que o Presidente João Goulart disse ao Brasil há 50 anos.

     Procede-se à exibição de vídeo.

     (Procede-se à exibição de vídeo.)

     O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Governo/PSOL- AP) - Esse é um trecho do início do pronunciamento do Presidente João Goulart.

     Ato contínuo, tenho o prazer de passar a palavra para o Sr. Aldemário Araujo Castro, representando o Presidente da OAB Nacional, o Sr. Marcus Vinicius Furtado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2014 - Página 187