Pela ordem durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*Registro de condolência ao escritor e professor Belmiro Valverde Jobim Castor.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • *Registro de condolência ao escritor e professor Belmiro Valverde Jobim Castor.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2014 - Página 97
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM POSTUMA, PROFESSOR, ESCRITOR, COMENTARIO, VIDA PUBLICA, ELOGIO, PROJETO, EDUCAÇÃO, ESTUDANTE CARENTE.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Apoio Governo/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu queria só fazer um registro neste plenário e lamentar a morte do professor, economista e ex-Secretário de Planejamento e da Educação do Paraná, Belmiro Valverde Jobim Castor, que morreu no sábado, dia 30, aos 71 anos, em Curitiba, de mal súbito.

            O Prof. Belmiro nasceu em Juiz de Fora. Curitibano por adoção, era bacharel em Direito, formado pela então Universidade do Estado da Guanabara, e PhD em Administração Pública pela Universidade da Califórnia, de quem recebeu prêmios pela melhor dissertação autoral do ano de sua formatura.

            Também era colunista da Gazeta do Povo, jornal de Curitiba, desde 1995. Seu último artigo foi publicado na edição deste domingo.

            Por três vezes, exerceu o cargo de Secretário de Estado no Paraná: de Planejamento, por duas vezes, de 1975 a 1979 e entre 1983 e 1984; também foi Secretário da Educação entre 1987 e 1988.

            Era casado com Tereza Elizabeth Bettega Castor e teve duas filhas, Adriana e Carolina, a quem quero aqui reiterar as condolências.

            Foi autor do livro Brasil não é para Amadores: Estado, governo e burocracia na terra do jeitinho, que teve tradução para o inglês e foi lançado também nos Estados Unidos.

            Em coautoria, participou das publicações Estado e Administração Pública: Reflexões, com Célio Francisco França, Simon Schwartzman, José Augusto de Souza Peres e Walter Costa Porto; A Reengenharia do Estado Brasileiro - apresentação de Hamilton Dias de Souza; e Mapa Geral de Ideias e Propostas para a Nova Constituição.

            Como professor, dava aulas na Universidade Positivo, na FAE Business School, no doutorado de Administração da PUC Paraná, entre outras, e foi professor titular da Universidade Federal do Paraná de 1971 a 2004.

            O Prof. Belmiro também se destacava por participar de atividades culturais e comunitárias. Era membro da Academia Paranaense de Letras; vice-presidente do Instituto Ciência e Fé, de Curitiba; membro do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná; vice-presidente da Associação Alírio Pfeiffer, de apoio ao transplante de medula óssea, do Hospital de Clínicas de Curitiba; e foi presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná. Também foi presidente do Movimento Pró-Paraná.

            Um projeto a que o professor vinha se dedicando há alguns anos era a Escola João Paulo II, em Piraquara, que se propunha a dar oportunidades de ensino de qualidade a alunos carentes.

            Lamentamos muito a morte do Prof. Belmiro. O Paraná e o Brasil deixam de contar com um grande pensador e um grande colaborador na área da gestão pública.

            Queria fazer esse registro aqui.

            Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2014 - Página 97