Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo em favor da continuidade das operações de busca de aeronave bimotor desaparecida em 18 último.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Apelo em favor da continuidade das operações de busca de aeronave bimotor desaparecida em 18 último.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2014 - Página 93
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • APOIO, SOLICITAÇÃO, CONTINUAÇÃO, REFORÇO, BUSCA, AERONAVE, TRANSPORTE, GRUPO, ASSISTENCIA MEDICA, COMUNIDADE INDIGENA, ESTADO DO PARA (PA).

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Anibal, peço pela ordem para fazer um apelo.

            Há 15 dias, os paraenses vivem a angústia da falta de notícias sobre o desaparecimento de um bimotor que prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena.

            No último dia 18 de março, a aeronave saiu de Itaituba para Jacareacanga, levando uma equipe de técnicas de enfermagem para prestar atendimento a uma aldeia indígena da região. O avião não chegou ao destino. Desde então, desde o dia 18, estão desaparecidos três técnicas de enfermagem, o motorista e o piloto.

            Quando ainda estava em voo, uma das passageiras, Rayline Sabrina, chegou a enviar via telefone uma mensagem para o tio. A mensagem dizia o seguinte - aspas -: “O motor do avião está parando! Socorro!” - fecho aspas. E, depois, a mesma passageira escreveu outra mensagem ao tio - aspas -: “Tio, diz para mamãe que a amo muito”.

            Essas foram as últimas mensagens mandadas por Rayline. Ou seja, o que se entende é que o bimotor estava na área de acesso à telefonia móvel, porque ela fez essas duas comunicações.

            Hoje, recebi uma mensagem no celular, encaminhada pela comunidade de Itaituba, mas assinada pelo Sr. Davi Menezes, Presidente da CDL. Diz o seguinte:

Entidades de Classes de Itaituba, Jacareacanga, com suas respectivas populações, além do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará, perguntam: Onde está a Defesa Nacional? O Ministério da Defesa disponibiliza Força Nacional para o Haiti e ONU, e então indagamos: E nós da Amazônia, como ficamos??? IMPLORAMOS por REFORÇO NAS BUSCAS. Pois a FAB não esta tendo êxito nas buscas dos 5 desaparecidos do acidente com o avião bimotor modelo Baron que saiu de Itaituba à Jacareacanga/Pará, no dia 18/03/2014 às 11h45 com piloto e funcionários do DSEI TAPAJÓS (Distrito Sanitário Especial Indígena). Apelamos [diz a nota] ao Ministério da Defesa, através da Aeronáutica, da Marinha e do Exército Brasileiro, bem como às autoridades civis e organizadas, DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E SENADORES, e a quem mais possa vir a auxiliar na busca pelos passageiros desaparecidos, afinal a AMAZÔNIA INTERESSA A TODO O MUNDO. Precisamos com urgência da DEFESA NACIONAL DO PAÍS, NAS BUSCAS POR AR, TERRA E ÁGUA. POR FAVOR, NOS AJUDEM!!! [diz a nota enviada de Itaituba].

            Busquei informação sobre a operação de busca. A FAB me informou que duas aeronaves estão envolvidas nas buscas: um avião e um helicóptero, especializados em busca e salvamento. A operação é feita diariamente, durante quatro a cinco horas pela manhã, e mais quatro a cinco horas à tarde.

            As informações que recebi são de que as aeronaves já percorreram toda a área de probabilidade de queda e nada foi encontrado até agora, e, agora, a operação está sendo repetida.

            Agora, faço um apelo ao Comando da Aeronáutica, em nome do Senado Federal e em nome das pessoas que estão sofrendo pela falta de notícias, para que mantenha o esforço de busca. Não podemos desistir.

            Entendo que a busca em terra exige preparo especial, considerando as dificuldades extremas de locomoção e sobrevivência na Floresta Amazônica. Por isso, apelo ao Exército Brasileiro para que considere o aproveitamento do pessoal especializado do Centro de Instrução de Guerra na Selva, de Manaus, no esforço de busca em terra.

            Senador e Presidente Anibal, nada mais do que um ato humanitário a fim de buscar o avião que, como está desaparecido desde o dia 18, deve ter sofrido um acidente fatal para todos os passageiros, mas é preciso que seja encontrado.

            Temos o exemplo do avião da Malaysia Airlines que também está desaparecido, há 30 dias, e as buscas não cessaram, continuam sendo feitas por inúmeros países.

            Então, peço aqui também por esse bimotor, que se perdeu numa área de selva fechada. Quem conhece a Amazônia, a área de Itaituba e de Jacareacanga, sabe que os aviões sobrevoam a selva totalmente virgem, fechada. Então, é difícil a sua localização. Mas faço o apelo em nome das famílias dos tripulantes desse avião.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2014 - Página 93