Pronunciamento de Casildo Maldaner em 10/04/2014
Comunicação inadiável durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do início, em 11 do corrente, da 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude, em Santa Catarina.
- Autor
- Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
- Nome completo: Casildo João Maldaner
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
POLITICA AGRICOLA.:
- Registro do início, em 11 do corrente, da 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude, em Santa Catarina.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/04/2014 - Página 49
- Assunto
- Outros > POLITICA AGRICOLA.
- Indexação
-
- ANUNCIO, REALIZAÇÃO, EVENTO, VITIVINICULTURA, MUNICIPIO, SÃO JOAQUIM (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRODUÇÃO, VINHO, TRABALHO, VITIVINICULTOR.
O SR. CASILDO MALDANER (Bloco Maioria/PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, meus caros colegas, eu não posso deixar de anunciar à Casa que, a partir de amanhã, em Santa Catarina, realiza-se a colheita da uva. São uvas de altitude, da Serra Catarinense. Na programação, está prevista para esta sexta-feira a abertura dessa nova etapa.
É um acontecimento, um terroir jovem em Santa Catarina, que se descobriu nas terras de altitude.
A vindima, termo italiano que foi incorporado a todo o universo vinícola, traduz não apenas a colheita da uva, mas uma celebração desse momento e de tudo que ele representa.
Santa Catarina está dando início a uma nova tradição, e, a partir desta sexta-feira, realiza sua primeira Vindima de Vinhos Finos de Altitude, em todos os Municípios produtores de vinhos finos do Estado. A abertura será em São Joaquim, Município já famoso por suas baixas temperaturas e pelas maçãs, peras e kiwis, e que agora desponta para mais essa atividade.
A programação, intensa, inclui ciclo de palestras sobre o enoturismo nas regiões produtoras, colheita, gastronomia, degustações, piquenique e outras atividades.
A organização do evento é da Acavitis, Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude, com apoio do Sebrae e do governo catarinense.
Os vinhedos em nosso Estado ficam localizados nos pontos mais altos da Serra, acima de 1.200 metros de altitude, com terroir todo especial. O roteiro inclui São Joaquim, Lages, Videira, Tangará, Treze Tílias, Campo Belo, Campos Novos, Água Doce, entre outros. São vinícolas novas, com pouco mais de dez anos, mas que já produzem excelentes vinhos e de boa infraestrutura.
Hoje a Acavitis conta com 28 associados e pelo menos 18 deles já produzem vinhos. O enoturismo é outra atividade que vem crescendo e impulsionando a economia de toda uma região.
Várias vinícolas já recebem turistas para degustação e projetos que envolvem passeio pelas parreiras. As principais uvas produzidas são: cabernet sauvignon, merlot e sauvignon blanc, além da chardonnay e viognier.
Um milhão e trezentas mil toneladas de uvas em 300 hectares de área plantada resulta no desenvolvimento de 150 rótulos diferentes. O faturamento anual gira em torno de R$30 milhões. Quer dizer, a produção já está em torno de 1,3 milhão toneladas/ano, já é uma produção extraordinária.
Apesar dos números vigorosos, ainda há muito a crescer. O setor, que junto com as cervejarias artesanais tem a capacidade de estimular fortemente a atividade turística, sofre com a forte tributação, mesmo quando se tratam de pequenas e microempresas.
Para corrigir essa distorção, propusemos um projeto de lei que permite a inclusão dessas atividades no Simples Nacional, ou seja, tão somente igualando seus direitos aos de qualquer outro empreendimento nacional. A proposta tramita atualmente na Comissão de Assuntos Sociais, tendo como Relator designado o nobre Senador Rodrigo Rollemberg.
Senador Pedro Simon, nós aprendemos praticamente com o Vale dos Vinhedos a produzir bons vinhos lá da Serra Gaúcha; há essa proposta que tramita na Comissão de Assuntos Sociais e esperamos que o Senado Federal possa dar essa contribuição ao desenvolvimento econômico e social e que essa vindima renda muitos frutos para o Brasil.
Esta é a comunicação que faço, que, a partir de amanhã, produtores de vinho dessas regiões todas vão se reunir em São Joaquim, para celebrar a colheita de vinhos finos de altitude, que tem uma coisa simbólica, uma coisa toda especial que é saboreá-los; é uma cerimônia. Eu até digo que, como fica nas alturas, não sei se a terra subiu ou se o céu desceu; é quase extraterrestre. E não há o Padre Marcelo no meio, não. Mas é uma coisa diferente. Há uma devoção, uma coisa meio venerada. Isso vai ser celebrado amanhã nas altitudes de São Joaquim, na Serra Catarinense.
Muito obrigado por aceitar este momento para eu fazer esta comunicação inadiável, caro Presidente Jayme Campos, do nosso grande Mato Grosso.