Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelos resultados do programa “Mais Médicos” no Estado do Amazonas e considerações sobre a situação da saúde local.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PROGRAMA DE GOVERNO, SAUDE.:
  • Satisfação pelos resultados do programa “Mais Médicos” no Estado do Amazonas e considerações sobre a situação da saúde local.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2014 - Página 61
Assunto
Outros > PROGRAMA DE GOVERNO, SAUDE.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, RESULTADO, INSTALAÇÃO, PROGRAMA MAIS MEDICOS, ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONCLUSÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, MELHORAMENTO, SAUDE, LOCAL.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco União e Força/PR - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o programa Mais Médicos conta com o apoio e a confiança da sociedade brasileira. É fato que a carência de profissionais da saúde, principalmente nas cidades do interior, sempre foi motivo de insatisfação e descrença da população no atendimento público hospitalar. E por falta dessa estrutura, a sociedade deposita toda a esperança que ainda lhe resta nesse programa. Com o objetivo de reverter esse quadro e ampliar o acesso ao atendimento de saúde em todo o país, especialmente nas regiões mais carentes, o Mais Médicos é, sem dúvida, um passo importante para enfrentar parte do problema da saúde no Brasil.

            No caso do Amazonas o programa mostrou-se uma alternativa bastante eficiente. No Estado ainda se morre de malária, dengue hemorrágica e diarréia. Infelizmente, há muitos casos de leishmaniose e expressiva parcela da população ainda vive em condições precárias, ficando exposta a diversos tipos de doenças. Diante dessa triste realidade, ter ao menos um médico em cada município será fundamental para garantir o atendimento de que a população precisa e sinalizar que muitas vidas serão salvas daqui pra frente. Em um Estado com tantas carências, isso não é pouco.

            O Amazonas já recebeu 359 médicos pelo Programa Mais Médicos. Neste mês, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais 82 profissionais desembarcarão em Manaus para reforçar o atendimento em Unidades Básicas de Saúde da capital, do interior do Amazonas e dos Distritos de Saúde Especial Indígena. Com a chegada deste novo grupo, o Amazonas passará a contar com 441 profissionais da saúde. O município de Uarini é a única cidade que ainda não foi contemplada, devido ao fato de o processo de adesão do município ao Programa Mais Médicos estar em fase de conclusão. Ainda que não resolva todos os problemas do setor, ter médicos à disposição da população é um bom começo. Superado o déficit desses profissionais cabe enfrentar as dificuldades estruturais que impedem o acesso pleno à saúde de qualidade e apontar soluções eficazes e céleres para definitivamente termos um sistema de saúde de excelência e ao alcance de todos.

            Insisto em destacar que no caso do Amazonas, as questões da infraestrutura são o maior gargalo, tão preocupante quanto a disponibilidade física de polos de atendimento - hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento (as UPAS), laboratórios de análises clínicas e todo o aparato tecnológico essenciais para oferecer serviços de qualidade aos cidadãos. Senhor presidente, Srªs e Srs. Senadores. É fundamental investir na conclusão das obras da BR-319, por exemplo. Essa rodovia é nossa principal porta de entrada e saída, cuja conclusão garantiria melhores condições de mobilidade para o cidadão, principalmente àqueles que necessitam de um atendimento de saúde especializado e para isso precisam se deslocar para Manaus ou outro município que conte com essa estrutura. A conclusão dessa obra, além de ser uma demanda antiga da população, é uma maneira de acabar de vez com o transtorno, a insegurança e os prejuízos que os usuários dessa estrada sofrem rotineiramente,

            Repetidas vezes já disse que a BR-319 é fundamental para o desenvolvimento do Amazonas. Essa rodovia é a via de integração do estado com o restante do país. Mais do que tirar a população do atual estado de isolamento, concluir essa obra é fundamental para abrir as portas do Amazonas aos outros estados da região e garantir a logística exigida para o seu desenvolvimento, assim como, garantir o direito de ir e vir do cidadão amazonense.

            Em suma, no Amazonas, a solução dos gargalos no atendimento de saúde não depende apenas da ampliação da oferta de médicos. É preciso investir na conclusão da obra da BR-319 e na construção de terminais fluviais, pois nossos rios também são nossas estradas. Tanto os médicos quanto a população do Amazonas precisam dos meios de locomoção, de uma estrutura digna para trabalhar, produzir, se desenvolver e crescer com saúde e dignidade. É dessa forma que minimizaremos as diferenças regionais do Brasil.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2014 - Página 61