Pronunciamento de Jayme Campos em 08/04/2014
Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração pelo aniversário de fundação da cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.
- Autor
- Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração pelo aniversário de fundação da cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2014 - Página 135
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Minoria/DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 8 de abril, a cidade de Cuiabá, capital do meu Estado de Mato Grosso, comemora o aniversário de sua fundação, ocorrida há 295 anos.
Com cerca de 600 mil habitantes, Cuiabá é terra de gente alegre e trabalhadora. Síntese das culturas e hábitos nacionais, resultado de expressivas correntes migratórias que para ali acorreram ao longo de sua nem sempre próspera história, a cidade nasceu às margens do rio de mesmo nome, berço da atividade garimpeira que inicialmente impulsionou sua economia.
Porém, o progresso realmente só chegou no fim do século passado, com o advento da exploração agropastoril e a notável dinamização do agronegócio.
Contudo, dificuldades financeiras e estruturais insistem em atravancar o desenvolvimento urbano, o que se espera solucionar, pelo menos em parte, com as múltiplas obras e os estímulos financeiros injetados em função da Copa do Mundo de Futebol.
Mas estou certo de que, apesar dos problemas de mobilidade, dos percalços logísticos e de outras questões com que o cuiabano hoje se defronta, a maior riqueza de Cuiabá está em sua gente.
Muitos são os legados morais, intelectuais e políticos deixados por seus ilustres filhos.
Cito, apenas a título de exemplo breve, o nome do ex-Presidente Eurico Gaspar Dutra, nele simbolizando o de tantos outros de semelhante envergadura.
Penso que a melhor forma de homenagear o povo de Cuiabá é trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida daqueles que ali residem, que ali sonham e que ali depositam o melhor de suas expectativas na esperança de um futuro melhor. Por isso, vejo em meu mandato de Senador uma oportunidade de retribuir a inteligência, o empreendedorismo e a lealdade do generoso povo cuiabano.
Nas duas eleições majoritárias das quais participei, uma para Governador e outra para Senador -- em ambas, graças a Deus, saí vitorioso --, tive a gratíssima satisfação de contar com o voto de mais da metade dos eleitores da capital.
Nesta data de especial importância, ao congratular-me com a população dessa amada cidade, relevando o espírito de companheirismo, de honestidade e de honradez dos queridíssimos amigos que lá mantenho, rogo a nosso padroeiro, Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que a cubra de bênçãos, iluminando a alma de seu povo e de seus governantes, propiciando a todos nós a alegria de seguirmos marchando rumo a uma sociedade plena de riquezas, de justiça e de solidariedade.
Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Cuiabá hoje comemora 295 anos de sua fundação. É uma cidade que cresce, que se desenvolve com muita prosperidade e, sobretudo, com muita justiça social.
É o que tinha a dizer, Srª Presidente. Muito obrigado.