Comunicação inadiável durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à declaração da Presidente da República acerca das acusações da oposição contra a gestão da Petrobras.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POLITICA ENERGETICA.:
  • Críticas à declaração da Presidente da República acerca das acusações da oposição contra a gestão da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2014 - Página 222
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MOTIVO, CORRUPÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco Maioria/PMDB - PE. Para uma comunicação inadiável. Com revisão do orador.) - Presidente Paulo Davim, o que me traz à tribuna do Senado, nesta tarde, é a ida a Pernambuco, ontem, de Sua Excelência a Senhora Presidente da República, Dilma Rousseff, em comício eleitoral, mais uma vez bancado com o dinheiro público, em avião presidencial, usando casaco vermelho, a cor do Partido dos Trabalhadores.

            A presidente foi lá e faltou com a verdade, mentiu. No Porto de Suape, a Presidente disse, segundo a Folha de S.Paulo, que “a oposição quer destruir a Petrobras”. Não é verdade, e a presidente sabe disso.

            A Presidente da Petrobras, Graça Foster que se encontra, neste momento, falando à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, sabe disso. Todos sabem que o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa que se encontra preso em Curitiba, no Estado do Paraná, foi nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva e mantido no cargo por vontade de Dilma Rousseff.

            Quem está sendo acusado de ladrão é Paulo Roberto Costa. É a corrupção que está destruindo a Petrobras; não é a oposição, não é a mídia, não é a imprensa. Quem desvalorizou a Petrobras, reduzindo a quase um terço o seu preço foi exatamente a política irresponsável do ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mantida por Dilma. Entregaram os cargos da Petrobras a Deputados e Senadores da base, pessoas desqualificadas, pessoas sem nenhum compromisso com a maior estatal do Brasil, que vão para ali para roubar e acontece como o que aconteceu com o ex- diretor da estatal Paulo Roberto Costa.

            São fatos escabrosos, Sr. Presidente. Basta ver as revistas de final de semana, o Jornal Nacional de todos os dias e aparece essa figura asquerosa mantida pelo PT, nomeada por Lula e mantida por Dilma Rousseff, uma figura perniciosa, que pratica todos os atos de irresponsabilidade e de corrupção dentro da Petrobras. Era nada mais, nada menos do que diretor do setor de abastecimento da Petrobras.

            E como é que somos nós, PSDB, dissidentes do PMDB, o PSB, o partido de V. Exª, o bravo PV, que estamos tentando agredir a Petrobras?

            A ex-cúpula do PT se encontra presa na Papuda - é para essa gente que Dilma devia falar e chamar a atenção deles para não fazer mais isso, não responder a crimes como o do mensalão e por isso pagar, como estão pagando hoje; chamar o ex-diretor de abastecimento da Petrobras que se encontra preso em Curitiba, ligadíssimo à figura do Deputado André Vargas, que deve renunciar hoje, e que era até 48 horas atrás, 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados; ao doleiro que está preso também, Alberto Youssef, que mantém relações estreitas com a Petrobras. É para essa gente que a presidente deveria falar.

            Como é que acontece isso senadores Mário Couto e Alvaro Dias, de nós, a oposição, sermos responsabilizados por Dilma de querermos destruir a Petrobras? É enganar o povo, a opinião pública. É mentir. É se tornar uma figura cínica, quando todos os jornais, todos os meios de comunicação apontam, indicam o assalto que está sendo feito na Petrobras. Primeiro macula a imagem da Petrobras, quebra a estatal e depois vem responsabilizar a oposição. Não pode, Sr. Presidente, isso não pode mais continuar. Não é a oposição! Não somos nós...

(Soa a campainha.)

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco Maioria/PMDB - PE) - ... que determinamos o congelamento do preço do combustível da Petrobras, visando o embate eleitoral de outubro vindouro.

            São fatos que desmoralizaram e quebraram a Petrobras, e Dilma Rousseff é a única responsável por isso, porque até a palavra corrupção agora virou malfeito. Malfeito é uma coisa, corrupção é outra.

            Ela não pode fazer campanha eleitoral em Pernambuco, meu Estado e achar que vai ficar por isso mesmo, que ninguém vai protestar, que vamos engolir o que ela está dizendo, porque ela está enganando a opinião pública, ela não está se comportando à altura do cargo de Presidente da República.

            Quando a nossa maior estatal sofre os ataques que sofreu e está sofrendo, com um ex-diretor preso, nomeado pelo PT, por Lula e mantido por ela...

(Soa a campainha.)

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco Maioria/PMDB - PE) - ... a presidente quer nos fazer de bobos, de idiotas.

            Por isso, venho tribuna hoje para lavrar esse protesto e extravasar a minha indignação quanto a conduta da Presidente da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2014 - Página 222