Pela ordem durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do aniversário de Dom Armando Círio.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do aniversário de Dom Armando Círio.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2014 - Página 40
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ARCEBISPO, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, TRABALHO, INSTALAÇÕES, AUXILIO, CRIANÇA, DIRETOR, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

            Sr. Presidente, eu peço licença aos nobres Senadores e Senadoras para fazer uma homenagem a um grande amigo meu e amigo da nossa família, uma pessoa que defende a família, Dom Armando Cirio, que completa hoje 98 anos de idade.

            Dom Armando, primeiro bispo da Diocese de Cascavel, no Paraná, criada em 1978, completa hoje 98 anos. Com a elevação para Arquidiocese, seu primeiro Arcebispo Metropolitano e até mesmo com sua renúncia por idade, em 1995, ficou morando em Cascavel, cidade que o acolheu com muito carinho.

            Dom Armando ordenou-se sacerdote em 29 de junho de 1940, na cidade italiana de Asti, aos 24 anos de idade. Logo após a ordenação, foi designado para ser o responsável por um Orfanato de propriedade da Diocese, cujo diretor tinha sido convocado para prestar serviço ao Exército, como capelão militar.

            Por dois anos, 1941 e 1942, dirigiu um Colégio de regime semi-internato, com o compromisso de ministrar aulas no Seminário Diocesano.

            Em 7 de janeiro de 1947, iniciou a viagem de navio, com mais cinco padres. Saíram do porto de Gênova, chegando a São Paulo quatorze dias depois. Atuou durante um ano no papel de vigário e, no outro ano, de pároco na paróquia Vila dos Lavradores, na cidade de Botucatu, interior paulista. Após esses dois anos foi nomeado pároco de Apucarana.

            Em 28 de agosto de 1960, recebeu sua ordenação episcopal e assumiu a Diocese de Toledo, no Paraná.

            Em 1978, transferiu-se para a recém-criada Diocese de Cascavel e reside na cidade que o acolheu, onde exerce funções sacerdotais na Paróquia São José Operário. Seu lema é ardere et illuminare, ou seja, arder e iluminar.

            Ficam aqui os meus cumprimentos e meus parabéns a Dom Moacyr, digo, Dom Armando Círio pelos seus 98 anos de idade e pelo seu brilhante trabalho à frente da cidade de Cascavel como Bispo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2014 - Página 40