Comunicação inadiável durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobranças ao Ministério dos Transportes e ao Dnit no sentido de recuperação da BR-364, que liga Porto Velho a Rio Branco; e outro assunto.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA, POLITICA DE TRANSPORTES. HOMENAGEM.:
  • Cobranças ao Ministério dos Transportes e ao Dnit no sentido de recuperação da BR-364, que liga Porto Velho a Rio Branco; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2014 - Página 259
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA, POLITICA DE TRANSPORTES. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), RECONSTRUÇÃO, TRECHO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DE RONDONIA (RO), NECESSIDADE, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO, INUNDAÇÃO, RIO MADEIRA, RELAÇÃO, ATUAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, IMPORTANCIA, POLITICAS PUBLICAS, PROMOÇÃO, CONHECIMENTO, REGIÃO AMAZONICA, ENFASE, PREJUIZO, AUMENTO, CUSTO, TRANSPORTE, AGILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, PONTE.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MÃE.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Presidente Anibal Diniz, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu queria cumprimentar todos que nos acompanham pela Rádio e pela TV Senado.

            Quero dizer que venho à tribuna nesta quinta-feira, à tarde, para trazer uma preocupação e fazer um pedido, um apelo e uma cobrança ao Ministério dos Transportes, ao DNIT, sobre a recomposição, a recuperação, os reparos necessários na BR-364, entre Porto Velho e Rio Branco.

            O Brasil inteiro ficou estarrecido com o desastre natural que vivemos, resultado de uma cheia que extrapolou muito a cheia histórica no Rio Madeira, com um nível de água, a montante e a jusante das hidrelétricas, que surpreendeu todas as análises técnicas e científicas que tinham sido feitas até então.

            Algo novo aconteceu na Amazônia. Quando me perguntaram o que significava aquilo, que lição poderíamos tirar daquilo, eu falei que a maior delas é que temos que concluir que ainda conhecemos muito pouco o funcionamento de alguns recursos naturais no Brasil, especialmente na Amazônia. Isso é, de certa forma, o resultado de um descaso ou de pouco caso que o nosso País tem tido em relação a uma das regiões mais importantes do Planeta. Eu me refiro à Amazônia.

            É impressionante como teimosamente tentamos agir, intervir, criar políticas, desenvolver ações, cumprir metas na Amazônia sem levar em conta que se trata de uma região diferente e especial.

            Como Engenheiro Florestal, como ex-Prefeito e ex-Governador do Acre e agora na condição de Senador, penso que o Brasil tem perdido uma grande oportunidade para ganhar maior competitividade, para ter vantagem comparativa diante do mundo, por não procurar entender, valorizar o que tem. Eu me refiro a um dos problemas, que é a Amazônia. 

            A Amazônia não tem endereço em Brasília, hoje. A Amazônia, com uma população de 25 milhões de cidadãos, funciona de acordo com a veneta das políticas públicas.

            E eu estou aqui. Este ano, vou martelar pela necessidade de termos um plano estratégico de desenvolvimento que veja a Amazônia não como problema, mas como solução, que veja a Amazônia como algo que pode empoderar o Brasil diante do mundo na hora em que o mundo discute mudança climática.

            Venho aqui, hoje, para fazer este registro: o Rio Madeira baixou. Por acaso, eu já havia programado fazer esta fala esta semana. Em maio, as chuvas no Acre também estão sendo muito maiores do que o normal, quase o dobro. Já choveu uma vez e meia o que normalmente chove no mês inteiro. Mas, hoje, as águas do Rio Madeira atingiram o leito da estrada novamente.

            Eu penso que temos que cobrar explicações das autoridades. As pessoas questionam, nas redes sociais, se isso tem a ver com as hidrelétricas. Com toda responsabilidade, penso que a população merece e precisa de respostas concretas. Eu tenho claro que a cheia avassaladora do Rio Madeira foi para cima e para baixo das hidrelétricas. Logo, é fácil entender tecnicamente. Mas a população tem o direito de questionar, de duvidar e de cobrar uma posição oficial. Eu apresentei requerimentos e cobro aqui uma posição oficial dos órgãos do Governo, em respeito à população, que, com justa razão, tem questionado as razões dessa cheia.

            Hoje, venho aqui para cobrar do Ministério dos Transportes. É isso que eu queria ressaltar. Espero, inclusive, que a Agência Senado, que nos tem ajudado tanto, com profissionais competentes, que é o veículo de comunicação no Senado que nos ajuda a espalhar pelo Brasil as opiniões que apresentamos na tribuna, possa nos auxiliar em relação a essa cobrança.

            São dois Estados ligados por uma única rodovia, a BR-364. O Acre está sofrendo graves consequências em razão dessa cheia. A economia acriana não vai se recuperar tão cedo. O Governador Tião Viana tem enfrentado e vai continuar enfrentando muitas dificuldades, embora tenha agido de maneira absolutamente correta quando tentava se antecipar aos problemas a fim de garantir o abastecimento no Acre.

            Mas as águas baixaram, e estou cobrando do DNIT um plano de ação no sentido de dar satisfação à população do Acre...

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... e ao setor produtivo acriano. Do contrário, o custo de vida aumentará ainda mais no Acre.

            A viagem de Porto Velho a Rio Branco era feita em seis horas, em carro pequeno; um pouco mais de ônibus e um pouco mais de caminhão. Agora, qualquer viagem é feita em mais de dez horas. Isso significa custo maior para o transporte; isso significa custo maior para os insumos, para os produtos que chegam ao Acre; isso significa custo maior para o consumidor, para o cidadão.

            Em defesa do povo e da economia do Acre, espero que o DNIT, que o Ministério dos Transportes apresente um plano de recuperação imediatamente. Não estou falando de centenas de quilômetros, já me informei. A ação tem que ser feita, neste momento, em apenas 10km da rodovia. De maneira mais importante, em apenas 3km.

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Dividindo isso em lotes e contratando um número adequado de empresas, rapidamente a estrada ganhará fluidez e nós deixaremos de ter um adicional de custo nos produtos do Acre por conta da viagem, do transporte de Porto Velho a Rio Branco.

            Todo o abastecimento do Acre é feito por essa rodovia, seja de combustível, seja de produtos de primeira necessidade que o Acre não produz. Toda exportação do Acre sai por essa estrada, como a castanha, a produção agropecuária e de madeira, que sofreu tanto pelo isolamento de mais de 45 dias.

            Então, fica aqui, Sr. Presidente, o meu apelo ao Ministro César Borges, que sempre nos deu atenção devida no Ministério dos Transportes. Fica aqui o meu apelo ao DNIT. Eu quero cobrar, em nome do povo do Acre, o início das obras da ponto sobre o Rio Madeira...

(Interrupção do som.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Sei que a obra foi licitada, sei que já existe uma empresa vencedora, sei que já é possível iniciar o processo de mobilização para que definitivamente se execute a obra da ponte sobre o Rio Madeira. Mas, neste momento, enquanto o que nós chamamos de verão não vem, tem que haver uma ação emergencial, responsável, que respeite o povo do Acre, recuperando imediatamente o que chamei de 10km danificados por conta da cheia do Madeira. Depois, vamos iniciar uma obra mais complexa, que é a de subir o grade da estrada em pelo menos 3m, no lugar onde a água deixou a estrada submersa.

            Esse é o meu apelo aqui hoje, Sr. Presidente.

            Amanhã pela manhã, Senador Paim, estarei aqui - V. Exª certamente também estará -, e quero fazer uma homenagem às mães, à minha mãe, a todas as mães deste País, inclusive à minha filha que, se Deus quiser, em julho deste ano também deve ser mãe.

            Agradeço, Sr. Presidente Anibal Diniz. Fica aqui a cobrança de uma satisfação sobre a ponte do Rio Madeira e também a busca de uma manifestação oficial do DNIT e do Ministério dos Transportes sobre a recuperação dos trechos danificados da BR-364, por conta da cheia do Madeira. Cobro das autoridades uma resposta oficial sobre o envolvimento ou não das obras das hidrelétricas em relação à cheia do Madeira. Eu tenho a minha opinião, como técnico, como engenheiro e como gestor, mas a população precisa, merece e deve ter uma resposta oficial, assinada e embasada tecnicamente,...

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... para que não haja dúvida sobre algo que ocorreu e que causou tantos danos a Rondônia, ao Acre e inclusive à Bolívia e ao Peru.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2014 - Página 259