Pronunciamento de Alvaro Dias em 13/05/2014
Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação quanto aos cortes no orçamento do Senado anunciados pela Mesa Diretora.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ORÇAMENTO, SENADO.:
- Preocupação quanto aos cortes no orçamento do Senado anunciados pela Mesa Diretora.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/05/2014 - Página 90
- Assunto
- Outros > ORÇAMENTO, SENADO.
- Indexação
-
- APREENSÃO, RELAÇÃO, DECISÃO, MESA DIRETORA, SENADO, MOTIVO, REDUÇÃO, ORÇAMENTO, RESULTADO, PUBLICAÇÃO, DIVULGAÇÃO, TRABALHO, POPULAÇÃO.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR. Sem revisão do orador.) - Pedi permissão ao Senador Jarbas apenas para apoiar a reivindicação do Senador Walter Pinheiro, no que diz respeito à comunicação da Casa, que é essencial.
Trata-se de um direito da sociedade. Nós devemos ser fiscalizados. A forma de fiscalização é exatamente o acompanhamento que os brasileiros podem fazer através, especialmente, da TV Senado e da Rádio Senado, que são veículos que promovem a transparência desta Casa.
Nós somos favoráveis a medidas de economia. Tenho até, Sr. Presidente, um projeto polêmico que reduziria brutalmente as despesas do Congresso Nacional, que é a redução do número e de Senadores e Deputados.
Nós aceitamos debater todas as alternativas que possam significar economia e qualificação desta Instituição, mas não creio que seja esta medida de redução da equipe técnica, que vai comprometer, inclusive, a divulgação dos trabalhos nas Comissões Técnicas da Casa. Nós não acreditamos que seja esta a melhor forma de economizar, não seja esse o caminho para buscar-se economia. Nós temos outras questões que podem ser trabalhadas administrativamente, para reduzir os gastos do Senado Federal.
Estaremos sempre favoráveis à redução de gastos, mas, neste caso, é preciso verificar a relação custo/benefício do investimento. Esse investimento tem comunicação no Senado, tem a ver com o direito da população brasileira de nos acompanhar, de nos fiscalizar, de, sobretudo, nos julgar; julgar o nosso comportamento exercendo o nosso mandato.
Por isso, apoiamos a postura de V. Exª também, que é de ter cuidado absoluto, quando se trata de reduzir as nossas possibilidades de comunicação no Congresso Nacional.