Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre as medidas de racionalização administrativa que visam diminuição de gastos do Senado Federal, com ênfase na redução do quadro de funcionários terceirizados da área de comunicação social.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário sobre as medidas de racionalização administrativa que visam diminuição de gastos do Senado Federal, com ênfase na redução do quadro de funcionários terceirizados da área de comunicação social.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2014 - Página 415
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, POLITICA, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, SENADO, IMPORTANCIA, DIALOGO, TRATAMENTO, ASSUNTO, EMPREGADO, SETOR, COMUNICAÇÃO SOCIAL.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acho importante o que faz V. Exª hoje, aqui, como Presidente do Senado Federal e como Presidente do Congresso Nacional, portanto, como a pessoa que nos dirige administrativamente.

            Esses dias, nos corredores, a gente via pessoas muito angustiadas. As pessoas nos procuravam nos gabinetes, nas comissões, enfim, quanto à medida. Sei que medidas como essas que V. Exª anuncia são sempre muito fortes e muito tensas.

            Quero apenas dizer - e acho que posso fazê-lo pela liderança do Partido dos Trabalhadores, como Líder - que confiamos na Mesa. Temos a presença de dois representantes do Partido, do Senador Jorge Viana, em quem confiamos para lá nos representar, e da Senadora Angela Portela, em quem confiamos da mesma forma. Assinamos embaixo das palavras aqui anunciadas pelo Senador Jorge Viana, nosso Vice-Presidente.

            Sr. Presidente, neste instante, quero dizer ao Congresso Nacional que o que V. Exª faz é algo que certamente marca o momento em que a gente vive. Não se faz gemada sem quebrar os ovos, como se diz. O fato é que estamos lidando, nesse caso, com seres humanos. Vejo como importantes as condições de diálogo, as condições para se buscar... Às vezes, há coisas das quais o gestor, no seu dia a dia, não se apercebe, o que ocorre com esse diálogo. Na recomposição... Acho que para a gente dar passos... Sei que há, na área de comunicação, determinados segmentos em que se trabalha com cargos em comissão ou com serviços provisórios, como serviços terceirizados. Mas acho que também é importante aproveitar para dar um passo naquilo que reconhecemos como trabalho permanente. Havendo necessidade, o caminho é o do concurso. Acho que é um passo importante, também, que o Congresso pode dar.

            Portanto, da minha parte, repito, temos confiança na Mesa, aqui está representado o nosso Partido pelo Senador Jorge Viana e pela Senadora Angela.

O que quero aqui manifestar é a importância de se manter o diálogo, porque estamos lidando com seres humanos. São pessoas que convivem aqui conosco, no dia a dia; são pessoas que preparam, planejam as suas vidas a partir da remuneração contratada. De um lado, o aspecto da legalidade - e aí, a proteção da Casa e a proteção do próprio gestor, acho que V. Exª tem toda razão, tem o nosso apoio -, mas, repito, olhar com todo carinho para esse outro lado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2014 - Página 415