Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a política de modernização e racionalização administrativa do setor de comunicação social do Senado Federal.

Autor
Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Vital do Rêgo Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Considerações sobre a política de modernização e racionalização administrativa do setor de comunicação social do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2014 - Página 416
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • APOIO, POLITICA, MODERNIZAÇÃO, SETOR, COMUNICAÇÃO SOCIAL, SENADO, IMPORTANCIA, OBJETIVO, VALORIZAÇÃO, SERVIDOR, QUALIFICAÇÃO.

            O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu ouvi o pronunciamento de V. Exª e o qualifico como esclarecedor. Esclarecedor porque V. Exª colocou, talvez, muito mais com certeza, o sentimento de todos da Casa que se sentem representados por V. Exª no sentido de valorizar e dar a importância necessária a um setor vital, ao verdadeiro coração legislativo da Casa, que faz com que pulse o trabalho parlamentar: o setor de comunicação social. V. Exª, quando mostrou em números o quanto de investimento estava definindo através das mais diversas fontes para a comunicação, mostrou, efetivamente, que todos nós pensamos da mesma forma.

            Com relação a outro esclarecimento, V. Exª foi feliz. Havia, bem disse o Senador Jorge Viana, diversas inquietudes e rumores a respeito desse enxugamento contratual. E um contrato longo de 17 anos, como bem V. Exª colocou, precisava de uma decisão, que não foi sua, mas da Mesa Diretora, uma decisão colegiada, no sentido de criar metas, e essas metas haverão de ser perseguidas no novo contrato; metas de valorização dos nossos profissionais, de modernização dos nossos serviços, de qualificação desse instrumento fundamental para o bom exercício do nosso mandato, que é a comunicação social.

            Estamos reescrevendo a história do Senado, mudando culturas. Ao longo desses últimos anos, o desafio de valorizar, efetivamente, aqueles que concorrem a um concurso público e, muitas vezes, estão na esperança e na expectativa de serem chamados; de chamar, também, outros funcionários que estão com desvio flagrantemente de função - Jorge falou agora há pouco e eu não conhecia - 36 funcionários da nossa comunicação, tão importante para nós, estão a serviço de outros órgãos.

            Acho que é necessário, neste momento, como V. Exª colocou de forma muito clara no seu pronunciamento, chamar um grupo de trabalho, definir metas dentro dessa perspectiva de que a comunicação social tem, na administração de V. Exª, um respaldo e a forma qualificadora em benefício do próprio Senado.

            Parabéns a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2014 - Página 416