Pela ordem durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à atuação da Presidência do Senado em relação à instalação da CPI da Petrobras.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Críticas à atuação da Presidência do Senado em relação à instalação da CPI da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2014 - Página 135
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, RELAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), IRREGULARIDADE, CONTRATO, AQUISIÇÃO, REFINARIA, PETROLEO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco Minoria/PSDB - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão, Senador Paim, Srªs e Srs. Senadores, estou estarrecido com o que acabo de presenciar, com a indicação, com a manobra que está sendo feita nesta Casa, através da Presidência, com a afronta que estão fazendo ao meu Estado, como já falou a Senadora Lúcia Vânia, sabendo que somos defensores de uma CPMI. É uma afronta que se faz ao Congresso Nacional, porque uma CPMI dessa envergadura, que vai desvendar a caixa-preta da Petrobras, não é feita só pelo Senado. Isso é um teatro, e nós estamos fazendo parte desse circo, porque isso nada mais é do que procrastinar, não querer dar satisfação ao público de tudo o que acontece. Já varreram para debaixo do tapete muita coisa, mas essa não vão conseguir.

            Eu vou deixar por conta do meu Líder, Aloysio Nunes, a decisão de como fazer, porque talvez exista também por parte da Mesa, e não de V. Sª, uma estratégia para expor determinados Senadores da minha legenda.

            Mas, Sr. Presidente, tudo já foi dito aqui em relação a essa farsa que se está fazendo. Nós não podemos mais compactuar com isso. Eu acho que, se nós quisermos passar este País a limpo, o momento é este. E não querer continuar barganhando e procrastinando. Querem encostar a CPI ou a CPMI junto com a Copa do Mundo, depois com o recesso, para que não se dê a devida satisfação ao público. Mas o público está atento. Nós não vamos engolir essa. Ninguém vai levar isso batido para casa. A população quer e tem o direito de saber, mas, por meio do Congresso Nacional, e o Congresso Nacional é feito por Senadores e Deputados.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2014 - Página 135