Pela ordem durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento de voto de pesar pela morte do pesquisador pernambucano Liêdo Maranhão.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de requerimento de voto de pesar pela morte do pesquisador pernambucano Liêdo Maranhão.
Publicação
Publicação no DCN2 de 15/05/2014 - Página 39
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PESQUISADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, SOLICITAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, SENADO, OBJETIVO, INSERÇÃO, ATA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco Maioria/PMDB - PE. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para comunicar à Casa que a cultura popular de Pernambuco, mas não somente de Pernambuco, de todo o Brasil, ficou mais pobre hoje com a morte do pesquisador pernambucano Liêdo Maranhão, que faleceu cedinho, após sofrer uma parada cardíaca.

            Conheci Liêdo de perto e sempre tive por ele grande respeito, carinho e admiração por seu jeito extrovertido de ser, por ser um defensor do povo, especialmente do povo simples do Recife.

            É por essa razão, Sr. Presidente, que quero pedir um voto de pesar do Senado Federal para essa figura extraordinária, de um bom humor contagiante, que contava casos populares como poucos que conheci na minha vida.

            Aos 88 anos, Liêdo era dentista de formação, mas se imortalizou por seu amplo, inovador e original trabalho de pesquisa sobre a cultura popular pernambucana. Ele mantinha nos fundos da sua casa, em Olinda, a Casa da Memória Popular, onde mantinha o seu acervo, um verdadeiro patrimônio nacional.

            Deve-se a Liêdo não digo o fim, mas a redução do preconceito dos acadêmicos e da elite quanto à linguagem e ao modo de vida das pessoas humildes do Recife, de Olinda e de outras cidades do nosso Estado, inclusive dos aspectos relativos à sexualidade e ao obsceno.

            Assim, Sr. Presidente, encaminho a V. Exª, à Mesa, um requerimento pedindo a inserção na Ata de um voto de pesar e a apresentação de condolências à família. Liêdo deixou esposa, a Srª Bernarda Ruiz, e dois filhos, Roman e Ruth.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 15/05/2014 - Página 39