Pela ordem durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, parceiro de Oscar Niemeyer na construção de Brasília.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, parceiro de Oscar Niemeyer na construção de Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2014 - Página 95
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO FILGUEIRAS LIMA, ARQUITETO, PARCERIA, OSCAR NIEMEYER, CONSTRUÇÃO, CIDADE, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, AUTORIA, OBRAS, MUNICIPIO, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, vou ser muito rápida.

            Quero fazer este registro lamentando, profundamente, em nome da Bahia, o falecimento de João Filgueiras Lima, o Lelé, um dos maiores arquitetos do nosso País, parceiro de Oscar Niemeyer na construção de Brasília. Ele viveu na Bahia por muito tempo e foi um dos principais responsáveis por alguns marcos da cidade de Salvador, entre eles as nossas passarelas cobertas de telhado amarelo. Também foi o construtor da Rede Sarah Kubitschek em todo o Brasil e o construtor da fábrica de equipamentos. Pesquisando técnica de construção, ele foi capaz de criar um modelo construtivo para as cidades, de forma leve, todo feito em metal e em cimento armado.

            Portanto, o Brasil perde um grande arquiteto, um pensador de cidades, um arquiteto idealista. Tinha cuidado com as populações mais carentes das cidades.

            Também são de sua autoria as escadas drenantes da cidade de Salvador, que nos dava acesso aos morros de Salvador, na década de 70, de 80, principalmente - a partir da década de 80.

            Brasília também tem sua marca. Aliás, como eu disse, a marca de Lelé está em todas as cidades que têm algum hospital da rede Sarah Kubitschek.

            Quero, então, lamentar em nome do povo baiano.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2014 - Página 95