Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela aprovação da cajuína como patrimônio cultural brasileiro, pelo Conselho Nacional do IPHAN.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • Comemoração pela aprovação da cajuína como patrimônio cultural brasileiro, pelo Conselho Nacional do IPHAN.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2014 - Página 105
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, APROVAÇÃO, CONSELHO NACIONAL, INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTORICO E ARTISTICO NACIONAL (IPHAN), BEBIDA, DERIVAÇÃO, CAJU, PATRIMONIO CULTURAL, BRASIL.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Com a sua permissão, como anunciei aqui presente V. Exª, na semana passada, hoje estamos trazendo, com a aquiescência de V. Exª, a cajuína, que é um produto natural do Nordeste, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Rio Grande do Norte e do meu Piauí, dentre outros Estados.

            E o faço em comemoração a um fato importante, que foi a aprovação, no Conselho Nacional do IPHAN, na semana passada, da cajuína como patrimônio cultural brasileiro. É um produto artesanal, gera milhares de empregos em nosso País. Com certeza, agora, faz parte do patrimônio cultural brasileiro. Então, em homenagem a cada um dos homens e a cada uma das mulheres que, espalhados por todo o Brasil, de modo especial no meu Piauí, a gente vai comemorar degustando a cajuína. São produtos que vieram de Valença, no Piauí. É a cajuína Dona Júlia, mas é apenas para exemplificar. Temos a cajuína da Lili Doces e várias outras. É uma produção, como eu disse, tipicamente familiar. As pessoas lá colhem o caju. É um produto 100% natural. Ela tem uma forma de corte que é feita a partir de uma resina vegetal. É rica em vitamina C. Para a gente ter uma ideia, tem cinco vezes mais do que a laranja, para a gente compreender a importância. Tem vitamina B, várias vitaminas do complexo B, e também vitamina A.

            Então, Sr. Presidente, quero aqui falar ao povo brasileiro desse momento histórico para o Brasil. Diria, até em consideração a milhares de pessoas que mantêm essa tradição, que há 100 anos iniciou-se a descoberta dessa forma de produção. Hoje, a gente homenageia a nossa cajuína e a degustamos aqui, nesta quarta-feira.

            Agradeço a V. Exª. Com certeza nos orgulhamos muito desse produto do Piauí que agora é patrimônio cultural do Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2014 - Página 105