Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*Registro de inauguração do programa Munincípio Brasil, que será exibido na TV Senado.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO, SENADO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • *Registro de inauguração do programa Munincípio Brasil, que será exibido na TV Senado.
Aparteantes
Pedro Taques.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2014 - Página 163
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO, SENADO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, PROGRAMA, TELEVISÃO, SENADO, ASSUNTO, REALIDADE, MUNICIPIOS, BRASIL.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Está sendo mal usada; é uma arma perigosa, como aconteceu com a Fabiane.

            Então, queria também cumprimentar o Senador Jorge Viana por seu pronunciamento, porque, talvez falando, sensibilizemos a própria sociedade a uma atitude pacifista. Nós não podemos mais conviver com essa insanidade. Já não é nem mais a insanidade de dar vazão à violência, o que é inaceitável sob todos os aspectos e que faz vítimas inocentes, como a Fabiane, como o menino Bernardo e tantos outros que foram citados no pronunciamento do Senador Jorge Viana, no meu próprio pronunciamento e nos pronunciamentos de ontem dos Senadores Humberto Costa e Pedro Taques, que conhecem bem essa área jurídica.

            As nossas instituições estão falhando. E é exatamente na ausência do Estado, da instituição que tem de responder melhor à sociedade, que está acontecendo tudo isso.

            Queria aproveitar apenas para fazer um registro, Senador Paulo Davim. Hoje, a Comissão de Desenvolvimento Regional, presidida pelo Senador Antonio Carlos Valadares, fez o lançamento, pelo jornalista Davi Emerich, que é da nossa TV Senado, da área de comunicação do Senado Federal, de uma nova programação na TV Senado - aí usando bem a rede social, para o bem, não para o mal -: Município Brasil.

            Esse programa que vai se iniciar agora produziu algumas relações, sobre as quais as pessoas vão se manifestar, criando uma espécie de selo, que no inglês da rede social se chama #soudaqui (hashtag soudaqui). Tudo junto. Cada um tira a foto da sua cidade e manda para o #soudaqui, contando como é na sua cidade. V. Exª pode contar a sua história, Senador Paulo Davim, da sua Natal, tão querida; o Senador Arruda, lá de Granja, ou lá do Ceará, ou lá de Fortaleza, o Senador Pedro Taques, da sua cidade.

            Qual é a sua cidade, Senador Pedro Taques?

            O Sr. Pedro Taques (Bloco Apoio Governo/PDT - MT) - Senadora Ana Amélia, sou cuiabano. Cuiabá foi fundada em 1719, e a minha família chegou em 1720.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Maravilha. Olha aí, ele vai colocar no #soudaqui uma foto de Cuiabá, que é uma cidade muito acolhedora; quente, mas muito acolhedora.

            Eu sou de Lagoa Vermelha, no nordeste do Rio Grande do Sul, Campos de Cima da Serra, campos lindos, gente hospitaleira: é a chamada Terra da Amizade.

            Então, queria cumprimentar a TV Senado por estar dedicando espaço - e isso se deve também ao Presidente Renan Calheiros - aos Municípios. É ali, Senador Arruda, que a vida acontece. É no Município que nós vivemos, nós estudamos, nós trabalhamos, nós convivemos.

            E é exatamente por isso que estou fazendo aqui... Essa programação mostra a repercussão dos assuntos municipais no Congresso Nacional e os impactos das decisões do Legislativo no dia a dia dos cidadãos nos 5.570 Municípios brasileiros. Ali você vai ver todas as questões relacionadas à saúde, educação, transporte, Fundo de Participação dos Municípios. As reportagens mostram os problemas, soluções e sugestões para o cidadão fiscalizar o trabalho dos prefeitos e dos vereadores.

            Está aí uma boa forma de você fazer o acompanhamento dos seus líderes políticos na cidade.

            Então, muito obrigada, Presidente. E é muito importante saudar a equipe da TV Senado e da área de comunicação do Senado por essa iniciativa.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2014 - Página 163