Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Ivan de Carvalho, jornalista político do jornal Tribuna da Bahia; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO, IMPRENSA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Ivan de Carvalho, jornalista político do jornal Tribuna da Bahia; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2014 - Página 179
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO, IMPRENSA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • COMENTARIO, PROGRAMA, TELEVISÃO, SENADO, ASSUNTO, MUNICIPIOS, ELOGIO, GANHADOR, PREMIO, PREFEITO, ESTADO DA BAHIA (BA), MOTIVO, INOVAÇÃO, GESTÃO.
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, ARTISTA, ARTES PLASTICAS, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, A TARDE, AUTORIA, PRESIDENTE, INSTITUTO, ARQUITETO.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer três rápidos registros desta tribuna.

            Primeiro, Srª Presidente, lamentar e registrar a morte, na noite de ontem, em Salvador, do jornalista político Ivan de Carvalho, que atualmente atuava como comentarista no jornal Tribuna da Bahia e no blogue Bahia em Pauta. Uma perda realmente grande para o jornalismo da Bahia e do Brasil.

            Conheço Ivan de Carvalho como articulista político, um homem de posições políticas definidas, muitas delas bastante diferentes das minhas, mas eu o respeitava muito, respeito-o muito como profissional do jornalismo que era, como articulista político culto, sagaz, sarcástico, que deixará, sem dúvida, um vazio na imprensa baiana.

            Seu amigo e um jornalista também destacado da Bahia, o jornalista Vitor Hugo, disse que a Bahia perde um dos jornalistas políticos mais brilhantes: culto, inteligente, capaz de se renovar a cada dia na abordagem de temas de seu universo inesgotável de assuntos, do dia a dia dos bastidores da política partidária e do poder na Bahia e no Brasil aos objetos voadores não identificados, tema que dominava como poucos. Tudo com informações fartas, textos atraentes e criativos, éticos, críticos e, não raramente, autocríticos, sempre temperados com doses de bom humor, uma marca de Ivan, pessoal e profissionalmente falando.

            Desta tribuna, quero expressar meus sentimentos e minha solidariedade aos amigos, familiares e ao jornal Tribuna da Bahia.

            Comecei minha vida política como Vereadora de Salvador, tendo Ivan de Carvalho já como articulista político daquele jornal, sempre polemizando com os temas e com as ações que desenvolvíamos na Câmara de Vereadores.

            Quero registrar também, Srª Presidente - nós duas que somos municipalistas e que hoje de manhã tratamos do programa novo da TV Senado, “Municípios do Brasil” - que vejo com muita satisfação esse programa se desenvolver na TV Senado; falamos de iniciativas positivas dos Municípios, apesar das enormes dificuldades enfrentadas que merecem e que devem ser destacadas. Espero que encontrem respaldo e espaço nesse programa municipalista da TV Senado.

            Por isso, quero destacar os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor, que aconteceu ontem, na Bahia, no auditório da UPB (União dos Municípios da Bahia), e parabenizá-los da tribuna.

            Na categoria Desburocratização, venceu o Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, com o projeto Guanambi - Cidade Empreendedora; em Pequenos Negócios, com o projeto Cidade Criativa e Sustentável, venceu o Prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira, prefeito de primeiro mandato, do PSB, numa pequena cidade de pouco mais de dez mil habitantes, fazendo com que a cidade se orgulhe de ter um prefeito dinâmico e sério como o Arnaldinho. Quero, portanto, também parabenizá-lo.

            Na categoria Novos Projetos, o Prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, com o projeto Segunda Água, Novas Tecnologias para a Convivência com o Semiárido. E como Melhor Projeto, o Prefeito João Bosco, de Teixeira de Freitas, uma cidade maior, do extremo sul do Estado, com o projeto Teixeira Empreendedora.

            Portanto, quero destacar e parabenizar o Sebrae pela premiação, seu coordenador, Edival Passos, e principalmente os Prefeitos da Bahia que se submeteram a essa premiação e que dela saíram vitoriosos. Mesmo aqueles dezoito que participaram e que não foram vencedores tiveram projetos seus selecionados e disputaram, mostrando que, apesar das dificuldades, a criatividade, o empreendedorismo, o compromisso com a população também fazem com sejam vitoriosos projetos municipalistas, projetos administrativos importantes nos Municípios brasileiros.

            Finalmente, quero registrar que hoje é o centenário de Diógenes Rebouças, arquiteto, artista plástico, homem que modernizou a capital baiana. E quero registrar, como ex-Prefeita, com a admiração que temos, eu e toda a Bahia, todos os soteropolitanos, o papel desenvolvido por Diógenes Rebouças na modernização da nossa capital, na formação do Escritório de Planejamento, Urbanismo da Cidade de Salvador (EPUCS), e toda a contribuição que deu não apenas a Salvador, mas a outras cidades, como Itabuna, Jequié, Itaparica, São Félix, Paulo Afonso; e fora do nosso Estado também, a Aracaju, Maceió, Vitória.

            Por tudo isso, não posso deixar de registrar aqui a passagem do centenário de Diógenes Rebouças.

            Srª Presidente, solicito a V. Exª que registre nos Anais da Casa o artigo do Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia, o arquiteto Nivaldo Andrade, a respeito dessa grande personalidade de homem público baiano que foi Diógenes Rebouças.

            Muito obrigada.

 

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELA SRª SENADORA LÍDICE DA MATA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Artigo de Nivaldo Andrade no jornal A Tarde.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2014 - Página 179