Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Sr. Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Sr. Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2014 - Página 265
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARECHAL RONDON, MILITAR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, INAUGURAÇÃO, EXPOSIÇÃO, LOCAL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, RESPONSAVEL, IGREJA EVANGELICA, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REQUERIMENTO, VOTO DE APLAUSO, INSTITUTO.

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Minoria/DEM - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

            Venho hoje a esta tribuna para reverenciar a figura de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Lendário desbravador, cientista e pacifista. Homem das letras, das aventuras, dos destemores. Homem da Amazônia. Homem dos brancos. Homem dos índios. Herói da nação. Cândido Mariano da Silva Rondon, o ilustre e admirado Marechal Rondon.

            Orgulho mato-grossense, nascido em Mimoso, no coração do deslumbrante Pantanal. Orgulho brasileiro, digno de inúmeras honradas e homenagens mundo afora. Personalidade brilhante e excepcional, tanto sob o prisma intelectual quanto por sua saga, práticas e ensinamentos humanistas.

            Marechal Rondon foi grandioso. E grandioso é seu legado à Nação brasileira. Rondon tem como marcas sua decisiva contribuição ao progresso do Centro-Oeste do País e ao desenvolvimento das comunicações e infraestrutura nessas regiões. Em muitas áreas até então inóspitas ou intocadas pelo homem branco, Rondon ingressou com seus ideais positivistas, sua bravura e sua convicção da grandeza da amada nação Brasil.

            Militar de renome, estudioso exemplar e cidadão de destaque, soube como poucos conciliar desenvolvimento com relativismo e respeito à cultura do outro, à cultura dos povos indígenas. Mostrou o Brasil aos brasileiros, com relatos sobre a exuberância da Amazônia.

            Em sua saga pelos rincões amazônicos, que se estendeu ao longo de mais de 30 anos, deu de presente ao Brasil o registro de mais de 8.000 tipos de plantas, mais de 5.500 espécies de animais e a descoberta de minas, jazidas de ferro e manganês. Estabeleceu contato com várias etnias indígenas, pregando como premissa maior a paz e o trato respeitoso entre índios e não índios.

            Figuras emblemáticas, como o cientista e físico alemão Albert Einstein e o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt reconheceram Marechal Rondon como um exemplo ao mundo. Rondon é agora homenageado com uma exposição recém-inaugurada, na última segunda-feira, 5 de maio, Dia Nacional das Comunicações, pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo. A biografia, grandes feitos e o legado de Rondon se eternizam em suas obras, nos livros de História e também, agora, com esta rica mostra cultural.

            Meus cumprimentos e parabéns ao Instituto Mackenzie, em nome de seu presidente, Mauricio Melo Meneses, também nascido em Mato Grosso e hoje um dos maiores executivos do País, ao qual orgulhosamente me dirijo como conterrâneo e amigo.

            Assim como Rondon, o Instituto Mackenzie dá sua contribuição ao Brasil. Uma das mais renomadas instituições de ensino do País, formou inúmeros quadros que muito contribuíram e contribuem para o pensar, construir, avançar e transformar brasileiro

            Por isso, encaminho nesta oportunidade à Mesa do Senado Federal, nos termos do art. 222 do Regimento Interno da Casa, requerimento de voto de aplauso ao Instituto Presbiteriano Mackenzie pela exposição "Vida e Obra de Cândido Mariano da Silva Rondon" e pela sua importância à Educação no Brasil.

            Espelhemo-nos no exemplo do Mackenzie, e, sobretudo, espelhemo-nos no exemplo de Rondon. Que em nossas ações, corações e mentes tenhamos sempre ao menos um pouco da bravura de Rondon, patriotismo e fé no Brasil e nos povos que esse ilustre sertanista deixou em seu legado à Nação.

            Obrigado a todos os colegas Senadores presentes, obrigado aos cidadãos que nos acompanham pela TV Senado e um abraço caloroso ao povo de Mato Grosso, que se orgulha em ter um ilustre filho e irmão como Marechal Cândido Rondon o foi e o é pela eternidade de seu heroísmo.

            É o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2014 - Página 265