Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reunião de planejamento para a reconstrução dos lugares atingidos pela enchente do Rio Madeira.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro de reunião de planejamento para a reconstrução dos lugares atingidos pela enchente do Rio Madeira.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2014 - Página 273
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONFUCIO MOURA, GOVERNADOR, MINISTERIO, SECRETARIA DE ESTADO, PREFEITO, ESTADO DE RONDONIA (RO), ASSUNTO, RECONSTRUÇÃO, MUNICIPIOS, MOTIVO, INUNDAÇÃO, RIO MADEIRA.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu estou inscrito para falar, mas, como tenho um compromisso também daqui a pouco, e está inscrito para falar o Senador Wilder daqui a pouquinho...

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco União e Força/PSC - SE) - V. Exª seria o seguinte, depois do Senador Wilder.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO) - Eu queria apenas fazer um registro de, no máximo, dois minutos, pela ordem.

            Estamos trabalhando muito, muito firme, muito forte para a reconstrução... No primeiro momento, foi a assistência, o socorro às vítimas das enchentes de Rondônia, de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Rolim de Moura, Cacoal, Pimenta Bueno, Chupinguaia, Ji-Paraná, Costa Marques. Foram muitas as cidades afetadas e atingidas pelas fortes chuvas e enchentes no Estado de Rondônia.

            Foi um fenômeno natural não registrado até o momento na história. Não havia nenhum registro na história de uma enchente desse tamanho. Esperamos, confiando em Deus, que não venha a ocorrer novamente outra enchente desse tamanho, que desalojou mais de 20 mil pessoas.

            Essas pessoas estão ainda a precisar do apoio e do auxílio do Governo Federal e do Governo do Estado de Rondônia na pessoa do Governador Confúcio Moura, que não tem faltado no apoio, com a Defesa Civil e todas as secretarias, da mesma forma o Governo Federal, com a Defesa Civil, o Ministério da Integração, o Ministério das Cidades, a Casa Civil, a Defesa, através de todas as Forças, Marinha, Exército e Aeronáutica, sempre dando assistência, e o Ministério da Saúde.

            Agora, nós precisamos de um trabalho até um pouco mais forte, mais intenso, que é a reconstrução. Nós já tivemos uma reunião nesta semana com algumas prefeituras, com a Secretaria de Planejamento, com prefeitos, com técnicos do Governo Federal, dos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional, já discutindo o planejamento e o projeto da reconstrução. E, amanhã, pela manhã, o Governador Confúcio Moura vai abrir - e eu e a Deputada Federal Marinha Raupp estaremos presentes - mais uma reunião de discussão para planejar tudo aquilo que foi destruído com as enchentes. É a fase da reconstrução.

            O foco agora, a palavra de ordem é a reconstrução das vilas atingidas do Baixo Madeira, São Carlos, Nazaré, Terra Caída, Conceição, Calama e tantas outras, das cidades de Porto Velho, que é a nossa capital, que foi fortemente atingida pelas enchentes, de Guajará-Mirim, de Nova Mamoré e das demais cidades que eu já falei. São várias cidades.

            Então, essa reunião é de planejamento, amanhã, com equipes do Governo Federal, dos ministérios do Governo Federal, das secretarias de Estado também. Quem vai fazer a abertura é o Governador Confúcio Moura. Também as prefeituras, com as secretarias de planejamento e os prefeitos, deverão estar presentes nessa reunião para planejar a reconstrução, sobretudo, de Porto Velho, a nossa capital, e das demais cidades atingidas.

            Era o que tinha, Sr. Presidente, para o momento.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2014 - Página 273