Pela Liderança durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à gestão do Governo Federal; e outro assunto.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. CORRUPÇÃO. :
  • Críticas à gestão do Governo Federal; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 102
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. CORRUPÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ENFASE, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, PORTUGAL, REFERENCIA, AÇÃO PENAL, RELAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, TROCA, APOIO, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente quero aqui registrar, com muita alegria e muita satisfação, a presença do Prefeito de Pirabas, região nordeste do Pará.

            Prefeito Tonhão, é um prazer e uma honra tê-lo aqui hoje!

            Quero registrar também a presença dos Vereadores de Paragominas, também no nordeste do Pará, terra próspera: o Serjão, o Davi, o Gilbertinho, todos eles Vereadores, Parlamentares da cidade de Paragominas.

            Um grande abraço àqueles queridos companheiros de Paragominas.

            Sr. Presidente, começo o meu discurso de hoje à tarde agradecendo o carinho com que fui recebido na cidade de Pirabas e na cidade de Marabá, no sul do Pará. Quero dizer ao povo brasileiro e aos meus queridos conterrâneos, irmãos de Belém e do Estado do Pará, que o Governo da Presidenta Dilma passa por momentos difíceis porque assim eles queriam. Eles transformaram este País em algo que jamais se viu na história desta Pátria.

            Brasileiros e brasileiras, eu duvido que se a Dilma estivesse bem nas pesquisas ela daria algum aumento aos pobres, àqueles que recebem o Bolsa Família. Deu 10%, deu uma migalha, para dizer: “A gente está roubando muito, mas muito! Acabamos com a Petrobras. Roubamos tudo o que havia na Petrobras. Eu vou dar 10% para vocês do salário de 150 paus, 15 paus, para vocês comprarem um ovinho ali na esquina.”

            Brasileiros e brasileiras, o Governo erra muito, e a população se acostumou a dizer: “Daqui para frente, não a tudo isso.”

            A Copa do Mundo, quando o Brasil precisava de hospitais, brasileiros! A FIFA determinou que a Nação brasileira gastasse bilhões de reais. O que será feito desses estádios depois da Copa, senhores?

            Dilma, reza, Dilma! Faz macumba para o Brasil ganhar esta Copa, Dilma! Calcula se o Brasil perder a Copa, Dilma! Bilhões e bilhões para atender à FIFA.

            O Brasil vê a maior empresa brasileira, e a Dilma sabe disso, criada com orgulho pelos brasileiros; como ela própria disse, com as lágrimas dos brasileiros. O PT acabou com a Petrobras.

            A inflação dispara, o risco Brasil aumenta, os empréstimos a países ditadores aumentam a toda hora. Bilhões a Dilma dá! Bilhões! Deu até para o irmão do Fidel Castro.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Saúde, educação, estradas, vias, rodovias, tudo acabado neste País. Culpa do próprio Partido, porque mente demais, senhores e senhoras. O PT mente demais! O PT rouba demais! O PT perdeu a confiança do povo brasileiro. Nada, absolutamente nada neste País funciona! Nada funciona!

            Brasileiros, brasileiras, paraenses, vou contar um caso hoje aqui que nunca, jamais a Nação brasileira vai esquecer. Jamais se poderia imaginar que isso pudesse acontecer nesta Nação.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Estou com som?

            Então, vou repetir, porque o meu som, sem culpa do Presidente, tenho certeza, saiu.

            Vou falar uma coisa agora cujo tamanho da mentira vocês não imaginam. O Brasil não pode mais conviver com isso. O Brasil não tem mais condições de viver assim. A Dilma vai à imprensa e diz que assinou o contrato da roubalheira da Petrobras, porque faltavam detalhes. Ela não leu direito e assinou.

            Presidenta, a senhora devia ser “impeachmada”!

            Brasil, eu pedi o impeachment da Presidenta, e aquele Presidente da Câmara dos Deputados não aceitou!

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Porque ele convive com ela, porque ele aceita de joelhos as ordens dela. Eu, não. Eu trabalho para a Nação. Não trabalho para a Presidenta Dilma. Quem me elegeu foi o povo brasileiro. Não foi ela. Eu tenho que defender o meu povo.

            Ela se incriminou. Ela cometeu um crime.

            Pedro Taques, eu vou àquela reunião com a Presidenta da Petrobras e pergunto para ela se o marido dela vendeu para a Petrobras. Você estava lá. Sabe o que ela disse para mim? “Não, o meu marido nunca vendeu a Petrobras”. Mentirosa! Vendeu, sim! Estão aqui as provas na minha mão.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Demita, Dilma! Demita a Presidenta da Petrobras, que favoreceu o marido. Fez conchavo para o marido ficar rico.

            E aí, Brasil? Ninguém faz nada, ninguém diz nada? Fica tudo assim, Brasil?

            Vejam a grande novidade.

(Intervenção fora do microfone.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Vou descer, Presidente. Desculpe-me, Presidente, mas V. Exª é tão honrado que me dá o direito democrático de falar o que quiser nesta tribuna que o povo me concedeu.

            Brasileiros, paraenses, acreditem se quiser no que está na Veja desta semana. É impressionante a cara de pau! É impressionante como esse pessoal do PT mentiu tanto a esta Nação.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Vou descer. Vou descer lendo o que está hoje na Veja.

            O Brasil precisa de um presidente estadista. O Brasil não pode mais continuar assim. As eleições de outubro deveriam passar para agora. Não se aguenta mais!

            Olha esta mentira do Lula. Eu sabia que o Lula era mentiroso. Eu sabia já. Há muito tempo eu sabia, os petistas em geral, mas o Lula é o mais mentiroso de todos.

            Olhem o que ele falou à Veja em entrevista em Portugal. Parece piada! Em Portugal, o pessoal brinca com os portugueses. Piada de português, mas essa piada é do Lula.

            Olha aí, brasileiros, reparem…

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - … com este povo. Já vou descer, Presidente.

Em visita a Portugal, o ex-Presidente Lula deu uma entrevista dizendo três enormidades. Afirmou que o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal ‘teve 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica’.

            Ainda não é a mentira. Já é grave o que ele falou. Já é grave, mas ainda não é a mentira. Vamos além.

[…] Petistas condenados e presos na penitenciária da Papuda, entre os quais se encontram José Dirceu e José Genoíno, agora regressando à cela depois de ter sua prisão domiciliar cancelada […].

            É aqui que está o nó. Olha o cinismo do Lula. Olha aqui:. “Petistas condenados e presos na penitenciária […]”

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - … Só um pouquinho mais, Sr. Presidente.

[…] Petistas condenados e presos na penitenciária da Papuda, entre os quais se encontram José Dirceu e José Genoíno, agora regressando à cela depois de ter sua prisão domiciliar cancelada [ele dizendo], ‘não são gente da minha confiança’.

            Meu Deus do céu! Minha Nossa Senhora de Nazaré! O Lula acaba de dizer que o José Genoíno e o Dirceu não são pessoas da confiança dele!

            Brasil, tem que parar com isso, Brasil!

            Há mais: “O que acho [diz Lula] é que não houve mensalão.”

            Lula, pô, Lula!

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Isso é uma sem-vergonhice, gente! Isso aqui é brincar com a cara do povo brasileiro. Isso aqui é uma brincadeira que não se faz nem no meio da rua. O Lula dizer à Nação que não conhece, não sabe, não é pessoa de confiança dele o Genoíno e o José Dirceu?! E dizer que não houve mensalão? Você acredita nisso? Está aqui na Veja a declaração do Lula. Foi em Portugal.

            Ei, Dilma!

            Vou terminar, Presidente.

            Presidente, sei que V. Exª sempre foi comigo e com seus colegas um Presidente…

(Intervenção fora do microfone.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Eu sei que é difícil para V. Exª. Eu sei.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Mas eu tenho que expor o que eu sinto à Nação brasileira. Pela democracia eu tenho direito nesta tribuna e pela vontade de V. Ex ª de me conceder algum tempo. Eu agradeço.

            Eu sei que incomodo, mas eu não posso deixar de fazer isso. Eu vim para cá defender minha Pátria e meu Estado.

            A minha Pátria está convencida de que não adianta, Dilma. Não adianta! Tu podes dar agora aumento até de 1.000%. Agora a população brasileira não acredita mais nem em você, nem em Graça Foster, nem em Lula. Não acredita mais no PT. O PT para o Brasil é um Partido mentiroso.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Eu fico bobo de ver Senadores virem a esta tribuna defender a Presidenta da República, aqueles que outrora se diziam Senadores da verdade, que diziam defender os direitos dos brasileiros, que diziam serem contra a corrupção. Eu vejo, eu olho e de alguns eu era fã. Eu pensava que era verdade o que falavam aqui. Eu pensava que eles falavam a verdade. Agora estou vendo o quanto era inocente o Senador Mário Couto. Por que eles fazem isso, eu sei. Eu sei. Agora estou vendo com os meus próprios olhos. Eles não querem saber do povo, da Nação. Eles querem saber de si.

            Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 102