Pronunciamento de Gleisi Hoffmann em 06/05/2014
Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo à oposição para indicação de seus representantes na CPI da Petrobras.
- Autor
- Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
- Apelo à oposição para indicação de seus representantes na CPI da Petrobras.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 146
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, OPOSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, INDICAÇÃO, MEMBROS, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, OBJETIVO, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Apoio Governo/PT - PR. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu quero lamentar muito o fato de a oposição não indicar os nomes para a CPI.
Nós fizemos nesta Casa um debate franco, aberto, sobre o posicionamento político em relação à CPI. Nunca escondi a minha posição sobre isso. Sempre avaliei que o pedido de CPI neste momento, em um ano eleitoral, tinha muito mais o fundamento de um embate político-eleitoral do que de esclarecimento dos fatos.
Fizemos a discussão neste Plenário sobre o objeto da CPI, sobre o alcance da CPI. Houve uma discussão e houve um recurso, que V. Exª encaminhou à CCJ. Fizemos essa discussão na CCJ. Depois, a oposição entrou com uma ação judicial pedindo um posicionamento do Supremo sobre a CPI que nós discutíamos no Senado. Nós também entramos solicitando do Supremo outra visão.
Bom, o que aconteceu? Houve uma decisão da Ministra Rosa Weber dando ganho à oposição do caráter da CPI, dizendo que tinha quer ser uma CPI da Petrobras e que teria que ser instalada.
Muito me admira, agora, a oposição vir a este Plenário e dizer que nós queremos conturbar o processo porque queremos duas CPIs. Ninguém está discutindo duas CPIs. Nós estamos discutindo uma CPI que é concreta, fato colocado. Há uma decisão judicial sobre ela. E, no dia que saiu a decisão judicial, nenhum de nós da base do Governo subiu a essa tribuna para lamentar essa decisão, para se contrapor a ela ou para usar de qualquer subterfúgio para não indicar os nomes.
De pronto, dissemos que decisão judicial não questionávamos, não discutíamos e que acatávamos. Portanto, os nomes, tanto do PT como do Bloco da Base do Governo, estavam indicados.
Quero lamentar essa posição que a oposição está colocando aqui de tentar jogar para o Governo, dizendo que queremos embaralhar. Nós queremos a CPI! Eu queria fazer um apelo aqui à oposição para que indicasse os nomes, para que V. Exª pudesse ter esses nomes amanhã e que pudéssemos ter essa CPI instalada, porque o que me parece é que a oposição quer ficar fazendo um debate político pela imprensa e não fazer o debate político nesta Casa.
Portanto, quero fazer um apelo aqui à oposição: indique os nomes. Acho que o Senador Aloysio tem que indicar os nomes, ele é Líder do Partido de oposição. V. Exªs entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal. Ganharam. Nós, de pronto, dissemos que indicaríamos os nomes e submeteríamos a essa decisão. Lamento muito e realmente avalio que esse posicionamento que a oposição está tendo é para fazer, sim, apenas um embate, um debate político-eleitoral.
Então, eu queria fazer um apelo e dizer a V. Exª, quero reforçar também o apelo do Senador Humberto, foi importante V. Exª ler os nomes que já estão indicados e espero, sinceramente, que a oposição indique seus nomes para que instalemos a CPI do Senado, que é a CPI que estamos agora com fato concreto e que teve uma deliberação do Supremo.
A CPMI, vamos discutir amanhã. É outra situação.
Portanto, quero pedir, fazer esse apelo, para que a oposição indicasse seus nomes.