Pela ordem durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da instauração da CPMI da Petrobras.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Defesa da instauração da CPMI da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 148
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • DEFESA, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, faço uso da palavra apenas para deixar muito claro à Nação brasileira.

            Presidente, primeiro nós lutamos aqui, a Minoria lutou para que a CPI fosse exclusiva da Petrobras, porque o Governo queria colocar mais coisas para ser investigadas que não tinham nada, absolutamente nada a ver com a Petrobras.

            O Governo lutou, batalhou, insistiu, tirou a democracia daqui, tirou a decisão daqui, deste Parlamento, e a colocou para o Supremo Tribunal Federal.

            Tivemos que fazer isso forçado. Nós queríamos que este Senado pudesse ter a autoridade de decisão. Nós não queríamos que o povo brasileiro olhasse para este Senado como um órgão que não tem poder de decisão próprio. E aí nós tivemos, obrigatoriamente, que recorrer ao Supremo Tribunal Federal. E, obviamente, a sensatez produziu a vitória para a Oposição.

            O que disse o Supremo? A CPI tem que ser exclusiva da Petrobras.

            Então caminhamos em direção à CPI do Senado.

            Imediatamente o Governo entrou em ação, de novo no desespero. E aí começou a fazer novamente questionamentos para atrapalhar a CPI: “Não, tem que ser duas. Tem que ser a CPI Mista e a CPI do Senado”.

            Ora, brasileiros e brasileiras, atentem! Como dizia o meu caro Senador Mão Santa, do Piauí, “atentem”, porque novamente querem embaralhar as coisas para tirar a percepção da sociedade em relação à gravidade dos fatos.

            Ora, se o Senador está participando da CPI Mista ele já é do Senado, ele é Senador. Então eu vou na linha do meu Presidente, do Presidente Aécio Neves.

            Não! Por que me olharam tanto? Porque eu chamei Aécio de Presidente? Sim, é Presidente, por enquanto, do meu Partido. É em relação a isso que eu quero dizer. Presidente, por enquanto, do meu Partido, que acabou de dizer que há coerência ao conversarmos, Sr. Presidente, chegarmos ao entendimento e a coerência de que a Minoria, a Oposição vai participar da CPI Mista.

            É o que nós achamos lógico e claro. E tenho certeza de que a sociedade, também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 148