Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica aos líderes de oposição pela não indicação de seus membros para instauração da CPI da Petrobras.

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Crítica aos líderes de oposição pela não indicação de seus membros para instauração da CPI da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 149
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • CRITICA, LIDERANÇA, OPOSIÇÃO, MOTIVO, AUSENCIA, INDICAÇÃO, MEMBROS, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Maioria/PMDB - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, venho à tribuna para manifestar a minha estranheza.

            Ora, Sr. Presidente, esta é uma matéria que está sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal, pela Justiça Federal, pelo Tribunal de Contas da União, vários inquéritos já foram montados pelo próprio juiz que comanda esse inquérito, e mesmo assim entendeu a Oposição que deveria politizar esta matéria apresentando um pedido de CPI no Senado.

            Entendeu a Base Aliada que esse pedido de CPI politizado para fazer uma discussão política deveria ser ampliado. Criou-se um fato inusitado no Parlamento brasileiro. V. Exª, com absoluta prudência, decidiu e ao mesmo tempo recorreu de ofício da decisão de V. Exª para a CCJ. A CCJ vota, e a Oposição entra no Supremo Tribunal Federal para fazer valer o direito da Minoria para instalar a CPI. A Ministra Rosa Weber, reconhecendo este direito da Oposição e da Minoria, concede uma liminar.

            Quando V. Exª, ao cumprir a liminar, estabelece o prazo para a indicação dos Parlamentares para instalar a CPI desejada pela Oposição, clamada pela Oposição, com lide judicial promovida pela Oposição, quando estão sendo indicados os nomes, a Minoria vem ao microfone e diz: nós queremos deixar para indicar na CPMI e não na CPI.

            Ora, é importante deixar claro para a população que nos ouve e que nos assiste neste momento que, enquanto nós estamos fazendo, com absoluta transparência, a investigação através da Polícia Federal, a investigação através da Justiça Federal, a democracia brasileira através da imprensa, com absoluta liberdade para fazer as denúncias, apresentar documentações novas, etc., estamos fazendo o bom debate público sobre esse tema, a Oposição, que lutou tanto para que pudesse ser instalada e criada a Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, para estabelecer o debate político, simplesmente agora revela que seu intuito é na realidade outro: é manter o debate na imprensa e retardar o quanto puder a instalação dessa CPI.

            Faço apenas esta intervenção pela ordem, Sr. Presidente, para deixar claro para a opinião pública nacional e para a imprensa nacional que a Base Aliada indica seus representantes, indica seus Senadores e Senadoras para compor e instalar imediatamente a CPI. Enquanto isso, a Oposição, no seu "direito", entre aspas, não indica porque gostaria de continuar fazendo este debate, mas não fazendo a investigação como deve ser feita.

            Apenas para deixar registrado e cumprimentar mais uma vez V. Exª pela correção e imparcialidade na condução de um tema tão espinhoso quanto este no Plenário desta Casa, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 149