Pela ordem durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação para que a Câmara dos Deputados delibere acerca do projeto de lei de S. Exa., que se destina ao combate da desertificação.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CAMARA DOS DEPUTADOS.:
  • Solicitação para que a Câmara dos Deputados delibere acerca do projeto de lei de S. Exa., que se destina ao combate da desertificação.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2014 - Página 196
Assunto
Outros > CAMARA DOS DEPUTADOS.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, DELIBERAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, COMBATE, PREJUIZO, POPULAÇÃO, CLIMA, REGIÃO SEMI ARIDA, BRASIL.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem neste dia especialíssimo, Dia Mundial do Meio Ambiente, para solicitar à Mesa do Senado que contate com a Mesa da Câmara e faça com que a Câmara dos Deputados aprecie projeto de lei de minha autoria que cria as condições de convivência no Semiárido.

            É um projeto muito importante. Nós o aprovamos aqui em tempo hábil. Deveríamos estar aprovando-o hoje, para demonstrar a preocupação com o meio ambiente com uma ação concreta. É muito importante a nossa manifestação pública, política, mas nós temos as ações concretas. Esse projeto de lei que nós aprovamos está em tramitação na Câmara. É o projeto de lei de combate à desertificação. É muito importante para o Nordeste, mas é importante para o Sul do País, para o Centro-Oeste, para todo o Território brasileiro. Então, espero que nós possamos hoje também fazer com que a Câmara dos Deputados vote essa importante matéria.

            Além disso, cumprimentando a Senadora Lídice da Mata por esse belíssimo pronunciamento, eu quero lembrar José Bonifácio de Andrade e Silva, que, no texto que ofereceu à Assembleia Constituinte de Portugal, Brasil e Algarves, já manifestou a sua preocupação com o meio ambiente, sendo, portanto, o Patriarca da Independência e - podemos dizer - um dos primeiros a se preocupar com o meio ambiente em nosso País.

            Cumprimento V. Exª e todos os que têm a preocupação de defender o meio ambiente em palavras e ações, como a companheira Lídice da Mata e todos os outros aqui neste plenário.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2014 - Página 196