Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade com a situação do aeroporto do município de Rio Branco; e outro assunto.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA, POLITICA DE TRANSPORTES. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. :
  • Solidariedade com a situação do aeroporto do município de Rio Branco; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 189
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA, POLITICA DE TRANSPORTES. CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, BANCADA, ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, AEROPORTO, MUNICIPIO, RIO BRANCO (AC).
  • ANUNCIO, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, LOCAL, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, ASSUNTO, EQUIPARAÇÃO, SITUAÇÃO, SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAPA (AP), SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO).

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Presidente Jorge Viana, só dois registros, rapidamente.

            Primeiro, solidarizar-me e me associar à V. Exª sobre a situação do aeroporto de Rio Branco, do aeroporto do Acre. É um drama a situação dos aeroportos da Amazônia, de todos. Eu me associo e me solidarizo à nobre irmã Bancada do Estado do Acre, a V. Exª, ao Senador Aníbal Diniz e ao Senador Petecão, porque me parece que são mais difíceis os reclames que vêm da Amazônia.

            Ainda há pouco, bem pouco tempo, demorou cinco meses para um problema que ocorreu na pista do Aeroporto Internacional de Belém ser resolvido, colocando, inclusive, sob risco a aviação aeroportuária de toda a região, principalmente os voos que saem de Macapá e se destinam a Belém.

            No aeroporto da minha capital, o aeroporto da cidade de Macapá, foi feito um melhoramento agora. A obra do aeroporto foi resultado de um esquema de corrupção há seis anos. A Infraero congelou a obra. Tem uma carcaça de obra lá no Aeroporto Internacional de Macapá há sete anos paralisada, que parece, como dizem lá na minha terra, Senador Jorge Viana, uma cabeça de burro enterrada. A obra não sai. Isso é um descaso completo do governo da União, um descaso completo da Infraero com as obras de aeroportos da Amazônia. Parece-me que há prioridade em qualquer canto do País, mas, em especial, na Amazônia, na nossa região, nos nossos aeroportos, não há.

            Por fim, Senador Jorge Viana, só um segundo registro - e aqui cumprimentar o Senador Romero Jucá pelo seu esforço.

            Amanhã, Senador Jorge Viana, nós iremos ler e votar na Comissão de Constituição e Justiça a Proposta de Emenda à Constituição nº 111 e, logo em seguida, espero, iremos trazer essa proposta de emenda constitucional, ainda amanhã, aqui, para o Plenário do Senado. Ela faz uma justiça histórica aos servidores do Estado do Amapá e do Estado de Roraima, igualando a condição desses servidores com a dos servidores do Estado de Rondônia.

            Essa proposta de emenda constitucional não chegaria até aqui, obviamente, se não fosse o esforço das bancadas federais, mas se não fosse, em especial, a articulação, lá na Câmara, do Senador Romero Jucá.

            Então, por uma questão de justiça, considero fundamental e necessário fazer aqui, antes mesmo da leitura amanhã, antes mesmo de ela vir a Plenário amanhã para ser votada, o registro do esforço do Senador Romero Jucá.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 189