Pela ordem durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Dom Tomás Balduino, Bispo Emérito da cidade de Goiás/GO.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IGREJA CATOLICA, DIREITOS HUMANOS.:
  • Pesar pelo falecimento de Dom Tomás Balduino, Bispo Emérito da cidade de Goiás/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 194
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IGREJA CATOLICA, DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, TOMAS BALDUINO, BISPO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA, RELAÇÃO, LUTA, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, INDIO, TRABALHADOR RURAL.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Minoria/PSDB - GO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, faleceu na última sexta-feira, no dia 2 (Fora do microfone.), em Goiânia, o Bispo D. Tomás Balduíno, aos 91 anos de idade.

            D. Tomás Balduíno, Bispo Emérito da cidade de Goiás, ex-capital do Estado, foi uma das mais destacadas figuras da Igreja com atuação em Goiás. O seu ministério religioso destacou-se no Brasil por uma inequívoca vocação para a defesa dos pobres.

            Outra atuação a destacar de D. Tomás foi sua atuação pelos indígenas, como um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário, em 1972, e da Comissão Pastoral da Terra.

            Na maior parte da sua vida, atuou em favor dos índios e dos pequenos camponeses. A importância de D. Tomás para o papel da Igreja em Goiás pode ser medida por uma nota da própria Comissão Indigenista Missionária nos seguintes termos:

Percorreu todo o Brasil para apoiar as justas reivindicações dos povos originários em defesa de seus territórios tradicionais e de suas formas próprias de vida. Assim como a mensagem do Evangelho, nunca se deixou limitar pelas fronteiras, ultrapassou todas elas para defender a vida.

            Para mim, que o conheci na sua luta no meu Estado, o que o Cimi declara é a mais pura verdade. Dom Tomás deu a sua vida pela vida dos mais necessitados e desprotegidos.

            Por isso lhe presto a minha homenagem neste momento de luto para a Igreja Católica em Goiás e para todos quantos com ele convivemos.

            Neste sentido subscrevi requerimento de voto de pesar, encaminhado nesta Casa pelo Senador Eduardo Suplicy.

            Agradeço de forma carinhosa ao Senador Valadares por me dar esta oportunidade e ao Sr. Presidente pela deferência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 194