Pronunciamento de Kátia Abreu em 05/06/2014
Pela ordem durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre relatório divulgado pela ONU que mostra a redução do desmatamento e das emissões de gases poluentes no Brasil.
- Autor
- Kátia Abreu (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
- Nome completo: Kátia Regina de Abreu
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Considerações sobre relatório divulgado pela ONU que mostra a redução do desmatamento e das emissões de gases poluentes no Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/06/2014 - Página 233
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- COMENTARIO, RELATORIO, AUTORIA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ASSUNTO, REDUÇÃO, DESMATAMENTO, GAS, POLUIÇÃO, LOCAL, BRASIL, REGISTRO, AUMENTO, TAXAS, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
A SRª KÁTIA ABREU (Bloco Maioria/PMDB - TO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.
Eu não poderia deixar de comunicar aos colegas Senadores e a todo o Brasil matéria veiculada hoje na BBC de Londres, dizendo que o Brasil é exemplo de sucesso na redução do desmatamento. Um relatório divulgado nesta quinta-feira, na reunião da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorre em Bonn, na Alemanha, destaca o Brasil como o País que mais reduziu o desmatamento e as emissões de gases que causam o aquecimento global.
A organização Union of Concerned Scientists disse que o Brasil conseguiu se distanciar da liderança mundial em desmatamento e do terceiro lugar em emissões de gases e se transformou em exemplo de sucesso. O relatório diz: “As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e sua contribuição para retardar o aquecimento global não têm precedentes”. É o que diz o relatório intitulado “Histórias de sucesso no âmbito do desmatamento”. Os autores destacam a queda de 70% nas taxas de desmatamento no Brasil, em comparação com os dados de 2013 e com a média entre 1996 e 2005. E observam ainda, Sr. Presidente - o senhor é do Pará e da nossa Amazônia -, que aproximadamente 80% da floresta original ainda existem e que as emissões resultantes de desmatamento no Brasil caíram em mais de dois terços e estão em tendência de queda. E dizem que, mesmo com um pequeno aumento em 2013 de 8%, o índice é inferior se comparado ao de 2011 e que não há como deixar de reconhecer que o Brasil é motivo de exemplo e de sucesso pelo mundo afora.
Sr. Presidente, recebo isso com muita alegria, porque, ainda na segunda-feira passada, participei de um seminário na Folha de S.Paulo, e uma pessoa que foi Vice-Ministro do Meio Ambiente na época da Senadora Marina Silva fez críticas duríssimas à agricultura brasileira, dizendo que nós somos os grandes responsáveis pelas emissões de CO2. Mas o mundo já não acha isso mais, o mundo tem a certeza de que o Brasil é um case de sucesso, que os produtores fizeram a sua parte e o seu dever de casa.
Muito obrigada, Sr. Presidente.