Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio do lançamento do Projeto Loon, no Estado do Piauí, pelo qual a empresa Google X irá lançar balões para substituir as torres de telefonia.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Anúncio do lançamento do Projeto Loon, no Estado do Piauí, pelo qual a empresa Google X irá lançar balões para substituir as torres de telefonia.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2014 - Página 235
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, PROJETO, EMPRESA, TELECOMUNICAÇÃO, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), REFERENCIA, SUBSTITUIÇÃO, TORRE, OBJETIVO, AUMENTO, ALCANCE, TELEFONIA, INTERNET.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Serei bem breve, Sr. Presidente.

            Quero apenas parabenizar o Senador Anibal e também comemorar esses dados apresentados pela Senadora Kátia Abreu. Aqui, Sr. Presidente, manifesto nossa posição firme e favorável às micro e pequenas empresas.

            Comemoro também a sessão do Congresso Nacional que faremos agora, em que haverá a promulgação dessa importante emenda que trata do trabalho escravo.

            Registro a presença da Deputada Janete Pietá e do Deputado Domingos Dutra, para citar alguns, também da Câmara, lutadores na defesa dessa conquista do povo brasileiro.

            Por último, Sr. Presidente, quero anunciar que, amanhã, para a minha alegria, no meu Estado, no Estado do Piauí, haverá a apresentação do Projeto Loon. É um projeto feito pelo Google X, que é do grupo Google, que vai içar balões que vão substituir as torres de telefonia que nós temos hoje, que são torres de 70m, 80m. E é bom que isso seja feito no período junino, no período dos balões. Essa é uma nova descoberta.

            Vamos contar com a presença do Ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, em Teresina e em Campo Maior. Em Campo Maior, o balão vai estar sobre aquela cidade, onde vai ser testado o atendimento a uma escola pública em um lugar remoto.

            Ele tem um raio de alcance de 1.300km² e vai permitir que a gente possa universalizar o wi-fi, universalizar a internet, toda essa comunicação moderna do mundo.

            Fico feliz que a apresentação para o mundo, no Brasil, seja em Campo Maior, em Teresina. Queria aqui parabenizar este momento, convidar nosso povo do Piauí para que estejamos juntos no aeródromo, na região da Santa Maria, onde teremos esse momento importante e destacado da tecnologia brasileira.

            Agradecemos ao Grupo Google e ao Ministro das Comunicações por esse momento para o Brasil e para o mundo no Estado do Piauí. Repito: uma tecnologia moderna, em que se permite alcançar a comunicação mais avançada em lugares remotos do Brasil e do mundo.

            Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (Flexa Ribeiro. Bloco Minoria/PSDB - PA) - Parabéns, Senador Wellington Dias, pelo lançamento do balão em seu Estado. Espero que se estenda por toda Amazônia. Precisamos de tecnologia para levar a internet àquela nossa extensa região amazônica.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - A região melhor beneficiada será a Amazônica: o Estado do Pará, Amazonas.

            O SR. PRESIDENTE (Flexa Ribeiro. Bloco Minoria/PSDB - PA) - Exatamente.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - E o mais interessante: com velocidade de 4G, de 20 megabytes, ou seja, você pode, no seringal, colhendo castanha-do-pará no meio da mata, se comunicar de forma moderna, com velocidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2014 - Página 235