Pronunciamento de Eduardo Amorim em 05/06/2014
Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento das Srª Maria Virginia Leite Franco; e outro assunto.
- Autor
- Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
- Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Pesar pelo falecimento das Srª Maria Virginia Leite Franco; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/06/2014 - Página 320
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MULHER, ESTADO DE SERGIPE (SE), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
- COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE, CRIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), OBJETIVO, DEBATE, ALTERAÇÃO, CLIMA, POLUIÇÃO, REGISTRO, DECISÃO, BRASIL, PRESERVAÇÃO, POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais, é com grande pesar que quero registrar o falecimento da Srª Maria Virgínia Leite Franco, que ocorreu na manhã de hoje, em Aracaju, capital do meu Estado - Sergipe.
Dona Gina, como era carinhosamente conhecida em todo o Estado - foi uma mulher de fibra, companheira de toda a vida do Doutor Augusto Franco. Conhecida por sua dedicação à família e generosidade ao próximo. Junto ao marido criou, dentro dos preceitos cristãos, da ética e da moralidade, seus nove filhos: Albano, Walter, Amélia Franco Guimarães, Augusto César e Antônio Carlos In memorian), Marcos, Maria Clara, Franco Melo, Oswaldo e Ricardo.
Nossos sinceros sentimentos aos filhos, por meio do ex-governador Albano Franco, aos netos por meio de Ricardo Franco e bisnetos, extensivos a toda a família e amigos.
Sergipe amanheceu mais triste, não temos dúvidas quanto a isso, entretanto temos certeza de que será muito bem recebida nos braços do Senhor.
Como segundo assunto gostaria de registrar que hoje, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data aconteceu em 1972, em virtude de um encontro promovido peia ONU - Organização das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.
Na ocasião, a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Sr. Presidente, na oportunidade, também foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. Celebrado anualmente desde então, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Srªs Senadoras, Srs. Senadores, a partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambientai, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
Entretanto, a política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água. Os lixões ainda existem em vários municípios do país e isso é uma temeridade, Sr. Presidente.
Dessa maneira, Srªs e Srs. Senadores, é importante que todos nós nos conscientizemos dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. É fato que, cada um deve cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, separando o próprio lixo, fazendo uso racional da água, dentre tantos outros pequenos atos, que juntos tornam-se fundamentais para proteção e preservação do meio ambiente, Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Tomar uma atitude pelo planeta - este é o grande chamado das Nações Unidas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, deste ano. Em apoio à designação pela ONU de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão das mudanças climáticas.
Um dos objetivos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA - é estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades.
Para marcar a data, acontece também o Desafio Mundial do Meio Ambiente: quatro embaixadores da Boa Vontade da ONU vão mandar uma mensagem numa garrafa em defesa das pequenas ilhas. Nesta competição, o público pode escolher para qual equipe quer entrar: a do ator Don Cheadle, a da modelo brasileira Gisele Bündchen, a do ator Ian Somerhalder e a do jogador de futebol Yaya Touré. Sr. Presidente, todos nós podemos participar do desafio e entrar na corrente mundial no Twitter pelo meio ambiente, usando as hashtags #WorldEnvironmentDay e #WED2014.
Nós da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, estamos lutando juntamente com as entidades e organismos internacionais, por um mundo onde o meio ambiente seja, sobretudo, preservado e respeitado.
Muito obrigado.