Discurso durante a 16ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada a homenagear o Padre José de Anchieta, canonizado em 3 de abril último.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Sessão solene destinada a homenagear o Padre José de Anchieta, canonizado em 3 de abril último.
Publicação
Publicação no DCN de 22/05/2014 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JOSE DE ANCHIETA, SACERDOTE, MOTIVO, RECEBIMENTO, TITULO, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente, Deputado Gabriel Chalita, quero cumprimentá-lo pela iniciativa de promover esta sessão especial do Congresso Nacional.

    Quero aqui cumprimentar o Deputado Federal José Linhares, o Deputado Federal Lelo Coimbra, o Revmo Sr. Dom Giovanni d’Aniello, o Revmo Sr. Dom Odilo Scherer, o Revmo Sr. Dom Leonardo Ulrich Steiner e o Revmo Pe. Alfonso Carlos Palácio Larrauri, da Companhia de Jesus.

    Quero aqui recordar a oportunidade que tive no último dia 6 de abril, na Catedral de São Paulo, quando Dom Odilo Scherer celebrou uma missa, que foi concelebrada por Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito. Ali eu estava presente. Foi uma cerimônia muito bonita, em que havia milhares de fiéis. A Catedral de São Paulo estava inteiramente lotada, com muitos bispos auxiliares e sacerdotes presentes.

    Naquela ocasião, Dom Odilo nos mostrou que todos nós somos encorajados a imitar o exemplo de São José de Anchieta e a crer que a santidade não está fora do alcance e se expressa, em última análise, na profun- da sintonia e comunhão com Deus. Ele nos transmitiu: “Peçamos a Deus que nos dê a graça de olhar para São José de Anchieta e de aprender dele as lições que nos ensina para os nossos dias e ter nele um companheiro, alguém que está sempre ao nosso lado, como um intercessor que olha para as nossas necessidades e as apre- senta a Deus”.

    Daquele dia, eu me recordo também das palavras do Prefeito Fernando Haddad, que externou o orgulho que todos os paulistanos e todos os brasileiros sentem pela canonização do Padre Anchieta, elogiando sua tra- jetória de vida, expressando, nas suas palavras, que “Anchieta deixou um legado no plano da cultura, da ética e do respeito à diversidade, que precisa ser resgatado”.

    Naquela missa, convidado por Dom Odilo Scherer, o Governador Geraldo AIckmin afirmou que Anchieta é exemplo de humildade, de amor ao próximo, de fé e de trabalho missionário não apenas para os católicos, mas para todos os de boa vontade. “Que São José de Anchieta derrame suas bênçãos entre nós!”

    Naquele dia, Mieczyslaw Smyda, Provincial da Província Centro-Leste do Brasil, da Companhia de Jesus, destacando os 44 anos de dedicação de Anchieta à missão evangelizadora dos jesuítas no Brasil, observou, conforme todos aqui ressaltaram:

A convivência com os pobres, o diálogo evangelizador e a catequese foram grandes marcas deste nosso “Apóstolo do Brasil”. Ele aprendeu a servir aos diferentes e mais necessitados não pela imposição, mas pela atração e convencimento. Como vela, que se consome para irradiar luz, calor e vida, assim se esva- ziou a vida desse nosso Santo, em nossas terras.

    Foi muito significativa a missa que o Papa Francisco celebrou, a missa em ação de graças pela canoniza- ção do Padre Anchieta, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, onde estiveram inúmeras autoridades brasileiras e representantes do Congresso Nacional.

    Tornou-se o terceiro Santo brasileiro, pois se junta à Madre Paulina, canonizada pelo Papa João Paulo II em 2002, e a Frei Galvão, proclamado Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, em 2007, pelo Papa Bento XVI.

    Agradeço muito a oportunidade de aqui estarem, honrando o legado do Padre José Anchieta, o nosso Santo brasileiro.

Meus cumprimentos a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 22/05/2014 - Página 10