Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE.:
  • Registro do transcurso do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2014 - Página 120
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, REDUÇÃO, MORTE, MULHER, PARTO, COMENTARIO, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, SAUDE PUBLICA, MELHORIA, ATENDIMENTO, OBJETIVO, EXPECTATIVA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS).

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - É só uma questão de ordem, caríssima Senadora Ana, que, juntamente com a Senadora que nos premiou com o seu discurso, certamente vai registrar junto comigo.

            Hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. E, embora tenhamos registrado avanços, nas duas últimas décadas, como, por exemplo, a redução de 143 mortes maternas por ano a cada 100 mil partos, em 1990, para 63, atualmente ainda não chegamos às metas previstas do milênio, 35, e estamos mais distantes ainda do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde, 20.

            São óbitos que atingem, majoritariamente, mulheres de baixa renda, em sua maioria negras, usuárias do SUS. São mortes mundialmente reconhecidas como evitáveis, em mais de 90% dos casos, e que dependem do atendimento médico, do acesso à informação, ao planejamento reprodutivo, capaz de reduzir os índices de mortes relacionadas à gravidez, ao parto, ao pós-parto e a abortos inseguros.

            É necessário, portanto, investir na melhoria da rede de atendimento, na universalização dos serviços, ampliando o acesso, especialmente nas áreas rurais e outros rincões do nosso imenso País.

            Portanto, mais uma vez, registrando, hoje, o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

            Estamos solidários com essa data.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2014 - Página 120