Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2014 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENTREGA, PREMIO, OBJETIVO, HOMENAGEM, EMPRESARIO, MOTIVO, RECONHECIMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Minoria/DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente Jorge Viana, a quem cumprimento, cumprimentando também os empresários José Edilmar Norões Coelho, Diretor do Grupo Edson Queiroz, que aqui representa a Srª Yolanda Vidal Queiroz; Edson Viana Moura, empresário e sócio proprietário das Baterias Moura, e o Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior.

            Quero cumprimentar os Parlamentares aqui presentes, especialmente o Senador Armando Monteiro, que é o Presidente do grupo de trabalho que opera o Prêmio José Ermírio de Moraes; cumprimentar os Senadores e Deputados Federais; cumprimentar os empresários e familiares dos agraciados.

            Rapidamente, quero dizer do meu sentimento. Eu trabalho com o Armando, que é um dedicado Presidente do grupo de Senadores que, todo ano, dentre as suas atividades, escolhe empresários do Brasil para receberem a homenagem da Casa da Federação brasileira.

            Eu quero que os senhores entendam que a Senadora Lúcia Vânia, que propôs o nome de Orcino, o Senador Sarney, que indicou o nome da Dona Yolanda, e o Senador Armando Monteiro, que indicou o nome do empresário Edson Viana, têm o sentimento da Federação.

            São apresentados pelos Senadores membros do grupo empresários do Brasil inteiro que disputam a indicação do prêmio José Ermírio de Moraes. A conquista do prêmio é resultado de uma votação individual de cada Senador. Os senhores são escolhidos pelo voto dos Senadores. Não há ninguém do Rio de Janeiro nem de São Paulo este ano. É um empresário de Pernambuco, que tem a sua empresa com origem em Belo Jardim, no interior de Pernambuco; um empresário agropecuarista de Goiás que opera fundos setoriais e que gera o desenvolvimento de uma região inteira, o Dr. Orcino; e uma mulher símbolo, a Dona Yolanda, Diretora-Presidente do Grupo Edson Queiroz, que é uma espécie de legenda no campo das empresas da Região Nordeste.

            A Casa da Federação, portanto, escolhe empresas que significam orgulho nacional, por atividade até muitas vezes no anonimato, e que merecem o reconhecimento do Brasil através do Senado da República. Esse trabalho é, em grande medida, coordenado e comandado pelo Senador Armando Monteiro, que é ex-Presidente da Confederação Nacional da Indústria. Ele conhece - a praia dele é o meio empresarial do Brasil - como a palma da mão quem é quem no Brasil e nos orienta, troca ideias, ilustra o voto de modo a que o prêmio José Ermírio de Moraes signifique, na verdade, o reconhecimento a quem merece ser reconhecido.

            Então, quero dizer aos senhores que o reconhecimento que a cada ano acontece é o reconhecimento de pessoas que merecem ser reconhecidas.

            Com os meus cumprimentos ao Senador Armando Monteiro, quero abraçar individualmente cada um dos agraciados em meu nome e em nome da Casa à qual pertenço há quatro legislaturas, que é a Casa que representa a Federação brasileira.

            Meus cumprimentos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2014 - Página 10