Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2014 - Página 13
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENTREGA, PREMIO, OBJETIVO, HOMENAGEM, EMPRESARIO, MOTIVO, RECONHECIMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Minoria/PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do oradora.) - Bom-dia a todos e a todas aqui presentes. Cumprimento o Presidente desta Mesa, o Presidente em exercício Armando Monteiro. Quero aqui registrar a minha admiração pelo Senador, Parlamentar e colega Armando Monteiro, pela sua determinação, pela sua luta, pelo seu comprometimento com o desenvolvimento deste País.

            Armando Monteiro é um Parlamentar que ajuda a construir caminhos para o desenvolvimento do Brasil, o desenvolvimento regional; é um Parlamentar respeitado, um Parlamentar que merece, de todos nós, esta saudação. Portanto, receba, Armando, neste dia consagrado à indústria, os nossos cumprimentos, você que tem sido um verdadeiro Quixote em favor da indústria brasileira.

            Cumprimento o Vice-Presidente do Conselho, que não está presente, mas esteve aqui conosco, o Senador José Agripino; cumprimento os agraciados, representando a empresa Baterias Moura, o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Edson Viana Moura; cumprimento o Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior, companheiro nosso; cumprimento, representando a Srª Yolanda Vidal Queiroz, o Diretor do Grupo Edson Queiroz, Sr. José Edilmar Norões Coelho.

            Quero dividir essa homenagem que fazemos ao Dr. Orcino e aos agraciados com meu colega, Senador Cyro Miranda, que, sem dúvida nenhuma, faz parte do Conselho e foi um grande defensor do nome de Orcino Gonçalves, por conhecê-lo, por conhecer a sua trajetória.

            Portanto, receba, Senador Cyro Miranda, os nossos cumprimentos, o cumprimento desta Parlamentar que reconhece a importância da sua ação para homenagear o nosso colega Orcino.

            Sr. Presidente, a exemplo do que fez o Senador Armando Monteiro, eu quero homenagear todos os agraciados que já foram aqui citados, mas eu pediria licença também para destacar o perfil do nosso homenageado.

            Fiz questão, Senador Monteiro, de apresentar um nome cujo trabalho é muito conhecido, ele é jovem, um empreendedor, um jovem que trabalha em silêncio, mas que tem promovido, ao lado de outros companheiros, o grande desenvolvimento do nosso Estado. Ele é o responsável pelo maior programa de fomento que nós temos na Região Centro-Oeste, o FCO, e trabalhou como Quixote, no ano passado, para fazer com que o FCO da nossa região, que somava um valor de R$5 bilhões, passasse a ter R$10 bilhões. Isso sem dúvida nenhuma pôde incrementar as grandes empresas que estão sediadas no nosso Estado.

            Eu gostaria também, Orcino, pedindo licença, de fazer uma homenagem aqui ao ex-Secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Valdir, que também é jovem e é um grande empreendedor, que tem feito esse trabalho no Estado.

            Hoje nós temos orgulho de dizer que o Estado de Goiás é o Estado que mais cresce no País, é o Estado que mais gera emprego e renda em todo o nosso território nacional. Isso se deve a esses jovens, que têm dado exemplo de como a juventude, quando busca inovação, pode prestar um serviço enorme ao desenvolvimento do nosso País.

            Quero, ao lado do Valdir, homenagear também Rafael Lousa, outro jovem empreendedor e responsável pelo processo de industrialização do Estado de Goiás.

            Eu não poderia, Senador Armando, deixar também, nesta ocasião, de homenagear o Governador Marconi Perillo, que foi o responsável por escolher e por entregar esse grande desafio a esse grupo de jovens que hoje faz a história no Estado.

            O Diploma José Ermírio de Moraes, instituído pelo Senado em 2009, com a finalidade de homenagear “personalidades de destaques no setor industrial”, é expressão evidente de uma visão de vanguarda e de valorização do empreendedorismo em nosso País.

            O Diploma que ora conferimos é o reconhecimento a empresas ou empresários do setor industrial que se destacam na promoção do crescimento econômico, geração de emprego e renda e programas de responsabilidade e valorização ambiental, cultural, social e econômica do País.

            Com o nome do empresário José Ermírio de Moraes, símbolo, como disse aqui Armando Monteiro, do empreendedorismo pelo desenvolvimento brasileiro, este Diploma é a mais marcante comenda conferida pelo Senado a empresários, empresas e industriais que acreditam e investem no Brasil. É uma premiação àqueles que não medem esforços para transformar crescimento, no seu sentido quantitativo, em desenvolvimento como conceito que envolve qualidade de vida da população.

            Dessa forma, foi com satisfação que indiquei, juntamente com os Senadores Cyro Miranda e Wilder Morais, o nome do industrial e agropecuarista, e além de tudo o homem público goiano, Orcino Gonçalves da Silva Júnior para ser agraciado com tão distinta honraria.

            O Estado de Goiás tem se destacado pela forte parceria dos setores público e privado. A produção industrial goiana cresceu 5% em 2013, fazendo parte dos campeões nacionais de desempenho. O PIB do Estado cresceu, em 2013, 3,1%, contra os 3,8% do ano anterior e os 2,3% do PIB brasileiro.

            Esses números demonstram que Goiás tem muito potencial. Crescemos acima da média nacional, e esse crescimento é resultado justamente da atuação decidida e conjunta dos segmentos empresarial e político em nosso Estado, cujas pessoas trabalham com dedicação e responsabilidade.

            Esse desempenho acima da média nacional é também resultado da atuação decidida de talentos, como já citei aqui, como o de Orcino Gonçalves da Silva.

            Seu trabalho pelo Estado de Goiás supera em muito a mera atuação como empresário. Orcino é um homem dedicado também às causas públicas, consciente de sua importância para o desenvolvimento do Estado, tanto no setor produtivo, quanto no social.

            Como Secretário Executivo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, atua no fomento de grandes projetos de desenvolvimento econômico e social no Estado de Goiás, um Estado que precisa de crédito, de infraestrutura e de integração. Esses fatores, transformados em políticas públicas consequentes, são os indutores de um círculo virtuoso de todo um processo de desenvolvimento.

            Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás, Orcino é empresário dos setores industrial e agropecuário. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás e tornou-se o Secretário de Agricultura mais jovem que Goiás já teve. Além de homem público, é empresário industrial em duas empresas familiares. Foi Diretor Técnico da Fazenda Panamá, fundada por seu pai no Município de laciara, no Estado de Goiás, onde implantou as mais modernas técnicas de criação de bovinos.

            Em resumo, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Orcino prestou ali um grande trabalho no sentido de fazer com que Goiás se tornasse um Estado livre da aftosa, e isso se deu graças a seu sentido de responsabilidade e a seu comprometimento com o desenvolvimento daquilo que é fundamental no Estado de Goiás, que é o setor pecuário.

            Hoje, nós temos, sem dúvida alguma, um grande desenvolvimento nessa área e somos um Estado respeitado pela alta tecnologia implantada para a melhoria do rebanho bovino do Estado. E Orcino foi um desses inovadores que trouxe a sua experiência para ajudar a desenvolver esse setor.

            Portanto, receba, Orcino, o nosso cumprimento por ser um empresário de visão, um administrador público exemplar, bem nos moldes daquilo que nos pregou e nos ensina José Ermírio de Moraes.

            Agradeço, pois, ao Senado a concessão do Diploma e tenho prazer em vê-lo, meu caro amigo Orcino, receber essa honraria tão merecida, ao lado dos demais agraciados. Você, que trabalha em silêncio, você, que é pouco conhecido no Estado, mas que, pela dedicação e pela determinação, é, sem dúvida alguma, merecedor dessa homenagem que fazemos aqui em nome de toda a Bancada do Estado de Goiás, mostrando que aquele que tem comprometimento com o desenvolvimento sustentável do nosso Estado merece ser visto.

            Parabéns!

            Quero aqui cumprimentar e homenagear todos os goianos que vieram aplaudir o nosso quero amigo e competente Orcino Gonçalves.

            Muito Obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2014 - Página 13