Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2014 - Página 15
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENTREGA, PREMIO, OBJETIVO, HOMENAGEM, EMPRESARIO, MOTIVO, RECONHECIMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta solenidade e Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Senador Armando Monteiro.

            Como agraciado aqui hoje, o presidente do Conselho de Administração, Sr. Edson Viana Moura, representante das Baterias Moura; Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior; e representando aqui a Srª Yolanda Vidal Queiroz, o Diretor do Grupo Edson Queiroz, meu querido amigo José Edilmar Norões Coelho, que também é da nossa querida região do Cariri.

            Senadores Inácio Arruda e Cyro Miranda; Senadora Lúcia Vânia; Senador José Pimentel; ex-senador Nabor Júnior, que representou tão bem o Estado do Acre nesta Casa; Deputados Mendonça Filho; Mauro Benevides, que também presidiu este Congresso Nacional e foi Presidente desta Casa; Vicente Arruda; Gorete Pereira; Raimundo Gomes de Matos; Deputado Danilo Forte; Deputado Eudes Xavier; Deputado Mendonça Filho, que também se encontram aqui presentes, Alexandre Baldi, Secretário de Estado do Governo de Goiás; Prefeito de Alvorada do Norte, Sr. Davi Moreira.

            Srªs e Srs. Senadores, Senhoras e Senhores do meu querido Ceará e de todo o Brasil que nos acompanham pelos canais de comunicação da TV Senado, internet e outros instrumentos de comunicação desta Casa.

            Como representante do Estado do Ceará nesta Casa, e com muito orgulho, associo-me à escolha do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, presidido pelo nobre Senador Armando Monteiro, para mais do que reconhecer, ressaltar a contribuição de uma mulher extraordinária, falo da Srª Yolanda Vidal Queiroz à frente do Grupo Edson Queiroz para a economia nacional e, sobretudo, para a economia do meu Estado, representada nesta sessão pelo seu Diretor José Edilmar Norões.

            Parabenizo também o Grupo Moura, fundado em 1957, pelo visionário Edson Mororó Moura, em Pernambuco. Portanto, no nosso Nordeste, aqui representado pelo Presidente do Conselho de Administração, Edson Viana Moura, tradicional fabricante das consagradas Baterias Moura.

            Assim como o Secretário-Executivo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, do Governo de Goiás, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior, agraciados nesta 5ª edição, aproximada por esta Casa, membros escolhidos pelos Srs. e Srªs e Senadoras, por todos nós, e obviamente dirigida pelo Senador Armando Monteiro.

            Foi com o sentimento do dever que trabalhei neste plenário para que a 5ª edição do Diploma José Ermírio de Moraes agraciasse a empresária cearense Yolanda Vidal Queiroz, cearense da minha querida Fortaleza e, obviamente, que contei também aqui com a participação efetiva e a indicação do nosso querido Presidente José Sarney.

            O Grupo Edson Queiroz, um dos maiores conglomerados empresariais deste País, é, sem nenhuma dúvida, um dos mais importantes para o nosso Ceará e para toda a região Nordeste brasileira.

            O trabalho de Dona Yolanda, ao lado de seu marido, nosso saudoso Edson Queiroz (Palmas.), não só consolidou o Grupo Edson Queiroz, fundado em 1951, como expandiu a sua atuação além das fronteiras dos investimentos que deram origem a esse grandioso grupo.

            Hoje com 16 empresas, o conglomerado atua nos setores de gás, água mineral, refrigerantes, tintas, eletrodomésticos, agroindústria, educação superior e comunicação, gerando mais de 14 mil empregos diretos.

            Sob o comando seguro dessa mulher forte e extraordinária, que representa a coragem da mulher brasileira, Dona Yolanda Queiroz, o Grupo Edson Queiroz tornou-se um dos 100 maiores grupos empresariais do Brasil.

            Símbolo da força e da persistência da mulher cearense, Dona Yolanda é modelo de administradora que engrandece econômica e culturalmente o nosso Estado do Ceará.

            Felizmente, hoje, mulheres como ela surgem por todas as regiões do Brasil, ocupando posições de destaque.

            Tenho certeza de que são exemplos, como o da Dona Yolanda Queiroz, que fazem com que as mulheres atualmente participem fortemente da gestão de empresas, totalizando 42% do empresariado consolidado há mais de três anos e meio no mercado nordestino, conforme indicadores do serviço brasileiro de apoio às micro, médias e pequenas empresas.

            O dinamismo e o empreendedorismo de Dona Yolanda são há muito reconhecidos. Não foi por acaso que, em 2008, fomos para os Estados Unidos acompanhando Dona Yolanda e lá ela recebeu o prêmio personalidade do ano, outorgado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Dona Yolanda, ressalte-se, foi a primeira mulher brasileira a receber esse importante prêmio nos Estados Unidos.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, caros agraciados, para além da importância econômica que o Grupo Edson Queiroz tem para o Ceará e para o Nordeste, o conglomerado tem relevância social e cultural que lhe garante lugar de destaque na vida nordestina e na vida brasileira.

            O Sistema Verdes Mares de Comunicações reúne alguns dos meios de comunicação mais expressivos da capital, do interior e da minha querida região do Cariri. A TV Verdes Mares, por exemplo, é líder de audiência em todo o Estado do Ceará.

            Além disso, há uma outra televisão, a TV Diário, com programação 100% nordestina, valorizando a nossa cultura e é uma referência fundamental para manter a identidade cultural da nossa gente.

            Na Rádio FM 93, que tem o maior índice de audiência percentual do Brasil; a Rádio Recife é líder em Pernambuco, também, em audiência, enquanto o jornal Diário do Nordeste é leitura diária obrigatória em todos os 184 municípios cearenses. Finalmente, o Portal Verdes Mares, na Internet, é o mais visitado no Norte e no Nordeste de todo Brasil.

            No campo educacional, o grupo também se destaca com a chamada Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, que tive a honra de ser aluno de economia da sua primeira turma.

            Quando criada em 1973, a Unifor já formou mais de 70 mil profissionais e conta, atualmente, com cerca de 25 mil alunos sob o comando do competente chanceler Airton Queiroz.

            Por oportuno, quero assinalar, como muito orgulho, como muito bem lembrou o Editorial do Diário do Nordeste deste domingo passado, que não adianta o Ceará, assim como o Nordeste, apenas apresentarem indicadores de desenvolvimento acima da média nacional nos últimos 10 anos. É muito bom que isso aconteça, é fundamental, diria eu, pois durante muitos anos vivemos com crescimento abaixo da média nacional.

            É muito importante que nossas cidades recebam novos investimentos externos, tanto de empresas nacionais como estrangeiras, entretanto, para que esse bom momento seja duradouro, consistente e sustentável, é preciso que tenhamos investimentos fundamentalmente em educação.

            Somente com novos conhecimentos científicos e tecnológicos é que vamos gerar produtividade para as nossas empresas, para os nossos serviços, para as atuais e para as futuras gerações.

            Estou falando, portanto, Sr. Presidente, de qualidade de vida, de geração de renda e de recursos que revertam em novos investimentos.

            Por tudo isso, Sr. Presidente, meu caro Senador Armando Monteiro, nada mais justo do que o reconhecimento que esta Casa ora exprime para a contribuição do Grupo Edson Queiroz à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do Brasil

            Este diploma é a mais alta comenda conferida pelo Senado Federal a empresários que acreditam e investem neste País chamado Brasil.

            Recebam, todos eles, agraciados no dia de hoje e todos os outros que não foram agraciados aqui, o nosso reconhecimento pelo trabalho dos senhores e das senhoras na construção de uma economia dinâmica, na promoção da cidadania e pela justa distribuição do desenvolvimento, uma referência para todas as gerações.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, e agradeço também pela inestimável contribuição que a família Edson Queiroz tem dado, há mais de 60 anos, para o desenvolvimento de nosso querido Ceará, do Nordeste e, por que não dizer, do Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2014 - Página 15