Explicação pessoal durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Uso da palavra para uma explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Rodrigo Rollemberg.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Uso da palavra para uma explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Rodrigo Rollemberg.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2014 - Página 760
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, RODRIGO ROLLEMBERG, SENADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), COMENTARIO, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, PERIODO, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente. Como o Senador Rodrigo Rollemberg estava falando pela Liderança e não é possível o aparte, em que pese ele tenha feito uma citação respeitosa a meu respeito, ele desvirtuou o teor do pronunciamento que fiz ao dizer que eu estava tentando pintar o Brasil de cor-de-rosa.

            Pelo contrário, eu estou fazendo a análise, a leitura, a reflexão a respeito de um artigo publicado hoje em um jornal de grande circulação, escrito pelo economista Delfim Netto, mostrando, com todas as letras, que, durante os oito anos do governo Fernando Henrique, o aumento da renda dos 20% mais pobres do Brasil foi de apenas 6,5%. Ao longo dos oito anos.

            Os mesmos 20% mais pobres, durante o governo Lula e o Governo Dilma, entre 2002 e 2012, esse aumento para os 20% mais pobres foi de 86%. Detalhe: o que houve de aproximação entre os 20% mais pobres e os 20% mais ricos durante o governo Fernando Henrique foi à custa da redução da renda dos 20% mais ricos.

            Diferentemente, o que aconteceu durante o governo Lula e o Governo Dilma? Houve um aumento de 86% dos 20% mais pobres e um aumento de 36% para os 20% mais ricos. Ou seja, estou mostrando com números, com base em pesquisas feitas e estudadas pelo economista Delfim Netto, que a era Lula e Dilma foi muito melhor para os pobres do Brasil e muito melhor para os ricos do Brasil também. Nós tivemos um crescimento na era Lula e Dilma de 86% na renda dos 20% mais pobres e de 36% de aumento na renda dos 20% mais ricos.

            E o Senador Rodrigo Rollemberg, no afã de fazer sua campanha pró-Eduardo Campos, vem querer desvirtuar esse pronunciamento, dizendo que estou querendo pintar o Brasil de cor-de-rosa. Não! Estou refletindo sobre números, e é exatamente sobre números que vamos fazer o grande debate eleitoral nestas eleições de 2014. Ao povo brasileiro caberá decidir sobre que números serão perceptíveis e o que verdadeiramente ele estará sentindo na hora do discurso de cada um. Certamente, vamos intensificar este debate daqui até as eleições de outubro.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2014 - Página 760