Fala da Presidência durante a 93ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário acerca da situação crítica em que se encontra o Estado do Paraná, devido a desastres naturais.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO ESTADUAL, CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Comentário acerca da situação crítica em que se encontra o Estado do Paraná, devido a desastres naturais.
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2014 - Página 73
Assunto
Outros > ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO ESTADUAL, CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DO PARANA (PR), REGISTRO, REUNIÃO, LOCAL, CURITIBA (PR), PARTICIPANTE, FERNANDO BEZERRA COELHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SECRETARIA, DEFESA CIVIL, GOVERNADOR, REFERENCIA, DISCUSSÃO, MEDIDA, AUXILIO, MUNICIPIOS.

    A SRª PRESIDENTE (Gleisi Hoffmann. Bloco Apoio Governo/PT - PR) - Gostaria de chamar agora, para fazer uso da palavra em nome da Liderança do PDT, o Senador Cristovam Buarque.

    Enquanto o Senador Cristovam dirige-se à tribuna, gostaria de registrar neste plenário a situação crítica em que se encontra o Estado do Paraná, Senador Roberto Requião, meu companheiro de Senado, represen- tante do Estado.

    Já são 131 Municípios em situação de emergência decretada, e talvez estejamos passando por uma das piores situações de desastre natural da história do nosso Estado. São quase 500 mil pessoas atingidas, muitos desabrigados, desalojados, numa situação muito crítica.

    Queria registrar aqui que, na segunda-feira, no final da tarde, tivemos uma reunião com o Ministro da Integração Nacional em Curitiba, no Palácio do Iguaçu, em conjunto com o Secretário Nacional de Defesa Ci- vil, General Adriano, com o Governador, com sua equipe e com a Defesa Civil do Estado. A Presidenta Dilma se colocou à disposição do Estado, ligou para enviar sua solidariedade, e em tudo aquilo que o Estado precisou e está solicitando a União está ajudando.

    Queria agradecer e parabenizar o pronto atendimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o General Adriano, também o nosso Ministro da Integração Nacional, por estar lá e auxiliar o Paraná. Foram pedidas as cestas básicas, os colchões, helicópteros do Exército, as pontes móveis, isso já está à disposição do povo paranaense.

    Lamento profundamente um problema de comunicação que tivemos, Senador Cristovam, ontem à tarde, no final da tarde e no início desta manhã, ao dizerem que o Paraná estava sendo preterido de recursos federais e que Santa Catarina estava recebendo mais recursos, porque também teria sido atingida.

    Quero registrar e esclarecer neste plenário: tudo que o Governo do Estado pediu e quantificou foi repassa- do. O Governo de Santa Catarina adiantou-se, pediu mais recursos, e o Ministro disse que iria também atender.

    Nós estamos, portanto, esperando da Defesa Civil do Paraná, do Governador do Paraná a quantificação dos estragos do nosso Estado, para que o Governo Federal também possa atender. E foi isso que o Ministro foi dizer ao Governador, na noite de segunda-feira em que tivemos a reunião.

    Eu queria deixar esse registro, dizer que é uma situação bastante crítica, externar minha solidariedade ao povo paranaense, dizer que é uma situação muito ruim. Muitas pessoas perderam casas, móveis. Eu não tinha visto ainda, no Paraná, na história do nosso Estado, um impacto tão grande de desastres naturais, como esse que estamos tendo agora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2014 - Página 73